Espaço do antigo Hospital de Cascais vai albergar novo Centro de Saúde

“Cidadania para a Saúde, Saúde para a Cidadania” é o tema das III Jornadas Conjuntas da CMC, ACES e Hospital de Cascais.

“O local onde está o antigo Hospital de Cascais será o novo Centro de Saúde de Cascais”, revelou hoje Carlos Carreiras, no âmbito da abertura das III Jornadas Conjuntas, que se realizam entre a Câmara Municipal de Cascais, o Agrupamento de Centros de Saúde do Concelho de Cascais (ACES) e o Hospital de Cascais.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, este é um passo a tomar para continuar a reforçar o nível de confiança dos cidadãos na autarquia. “Queremos ter uma melhor prestação de saúde em Cascais e é esse o caminho que estamos a traçar”, acrescentou.

Entre o dia 17 e 18 de outubro, na Casa das Histórias Paula Rego, estas Jornadas vão incidir sobre o tema “Cidadania para a Saúde, Saúde para a Cidadania”. Para Luís Gouveia, administrador executivo do Hospital de Cascais, este tema permite “a troca de experiências”, num período em que se torna “cada vez mais evidente o enraizar desta cultura de colaboração”.

Em relação a essa parceira e aos objetivos estipulados e concretizados, em conjunto, pelas três entidades, Carlos Carreiras afirmou que “a Câmara Municipal de Cascais será sempre um fator iniciador, motivador e facilitador para que cada vez estejamos mais cruzados enquanto comunidade, centros de saúde, hospital de Cascais”, com o objetivo de uma melhor prestação de serviços em Cascais.”

Para o Vereador Frederico Pinho de Almeida, esta colaboração é “uma boa prática e que, felizmente, já está consolidada.”

"Estas jornadas devem permitir a discussão de temas e preocupações comuns e tornar-nos cada vez mais atentos aos problemas do cidadão, enquanto munícipe e do utente, enquanto utilizador dos serviços de saúde e estruturas municipais”, afirmou o administrador executivo do Hospital de Cascais. Segundo Luís Gouveia, "as Jornadas permitem cimentar compromissos” e demonstrar prestações de bom trabalho.

Também para Helena Baptista da Costa, “a relevância destas Jornadas é precisamente mostrar o trabalho desenvolvido”. Segunda a Diretora Executiva do ACES Cascais, é nesta Jornadas que se “resume o que foi feito ao longo do ano e o que se pretende para o futuro”.

Assim, “partilhar muitos dos projetos que têm vindo a ser feito em conjunto, mas também a projetar o futuro” é um dos objetivos das Jornadas Conjuntas, afirma Frederico Pinho de Almeida, que fez questão de salientar a criação da segunda Academia da Saúde no Hospital de Cascais. M.D.A.