Espaço recuperado traz novo fôlego ao Grupo de Solidariedade Musical e Desportiva de Talaíde

Com um novo palco e instalações reabilitadas, o Grupo de Solidariedade Musical e Desportiva de Talaíde tem agora melhores condições para as múltiplas atividades que desenvolve de natureza cultural, social, desportiva e recreativa. O espaço foi reabilitado com o apoio da Câmara Municipal de Cascais.

Com largos anos de utilização, a sede do Grupo de Solidariedade Musical e Desportiva de Talaíde necessitava de um novo palco e obras de requalificação para melhor desenvolver as atividades que mobilizam 440 sócios. Uma intervenção apoiada pela Câmara Municipal de Cascais, no valor de 50.000 euros e que proporcionou a montagem de um palco de 64 metros de comprimento, mais 40 metros do que anteriormente.

O palco recebeu o nome de Efigénio Pedro Freire, sendo que a cerimónia de inauguração, no passado dia 24 de novembro, serviu igualmente para prestar homenagem ao falecido diretor desta instituição, que presidiu ao Grupo de Solidariedade Musical e Desportiva de Talaíde por quase 50 anos e foi ali músico ao longo de seis décadas.

As novas dimensões do palco vão proporcionar melhores condições para os concertos regulares da Banda, que envolve 43 músicos, e da Orquestra Juvenil e Escola de Música do grupo que mobiliza mais de 50 jovens empenhados na aprendizagem de vários instrumentos. Beneficiam também os grupos de dança dinamizados nesta coletividade.

Além desta intervenção, o Grupo de Solidariedade Musical e Desportiva de Talaíde, criado em 1967, beneficia de um apoio municipal regular no âmbito das diversas atividades que desenvolve ao nível da escola de música e de natureza social, cultural, desportiva e recreativa. Entre as atividades destacam-se as equipas de futebol e polo aquático, um grupo de hip-hop, um grupo de jogos tradicionais, aulas de ginástica de manutenção e de karaté, realização de danças de salão e de festas populares, organização de passeios de cicloturismo, de artesanato e uma biblioteca.