Estoril Political Forum 2016: A democracia e os seus inimigos em debate

Até 29 de junho, decorre no Estoril, a 14ª edição do “Estoril Political Forum”. O tema escolhido para esta edição é a “Democracia e os seus inimigos. Novos desafios e novas possibilidades”. Este ano, a figura de Maria Barroso Soares é a homenageada, pelo seu contributo para este fórum, tendo tido a sua última aparição pública no encerramento da edição do ano passado. O “Estoril Political Forum” é organizado pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais.

“O Estoril Political Forum” é um local de debate aberto entre académicos, cientistas políticos, líderes de opinião, jornalistas e estudantes, realizado anualmente, sobre ciência política e relações internacionais. Este ano, nas palavras de Pedro Norton, Presidente do Conselho Estratégico do Instituto dos Estudos políticos (IEP-UCP) o tema não podia estar mais atual, já que encerra “uma reflexão sob a forma de como a democracia mal interpretada pode ser inimiga de si própria”.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, “vivemos tempos difíceis e as ameaças à democracia são muitas”. Este é, pois, um tema que é muito caro ao Estoril que “tem sido a casa de milhares de cidadãos europeus que aqui encontraram refúgio de outras dificuldades históricas e perseguições da Guerra Civil de Espanha e da 2ª Guerra Mundial”, acrescentou o autarca.

Hoje destaque para o painel “Portugal, desafios e oportunidades” com a presença de Guilherme d’Oliveira Martins. Amanhã, dia 28, o debate vai centrar-se no tópico quente “União Europeia: Continuidade e Mudança” com José Maria Durão Barroso e Carlos Carreiras. A Europa vai continuar a ser o objeto do diálogo especial no último dia do fórum, dia 29, sobre “Depois do referendo britânico: Desafios e Possibilidades”.

Mais informações e programa AQUI