Famílias frequentam formação sobre alimentação e nutrição

Estão a decorrer, até 13 de abril, diversas ações de sensibilização sobre alimentação e nutrição, incluindo workshops de culinária, para famílias beneficiárias do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas.

Está prevista a participação de 375 munícipes nos 15 Workshops de culinária, económica e saudável, onde serão confecionados os alimentos que constam do cabaz regularmente entregue pelas famílias beneficiárias do referido Programa. Haverá oportunidade de aprender novas “dicas” para preparar os alimentos, envolvendo a participação ativa dos beneficiários, culminando com a prova dos alimentos cozinhados.

Estas ações de sensibilização sobre alimentação e nutrição, promovidas pela Câmara Municipal de Cascais em colaboração com a Associação Vitamimos envolvem ainda seis instituições que no concelho operacionalizam este Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC), designadamente, a Santa Casa da Misericórdia de Cascais, ABLA-Associação de Beneficência Luso-Alemã, ARESC-Associação de Respostas Educativas e Sociais à Comunidade, CESPA-Centro Social e Paroquial de Nª Sª da Conceição, CGT-Clube Gaivotas da Torre e CPE-Centro Paroquial do Estoril.

Esta parceria enquadra-se na intervenção de combate à privação material desenvolvida pela Câmara Municipal de Cascais em parceria com diversas entidades que operam no concelho com este propósito.

“O Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas foi criado no âmbito do Fundo Europeu de Auxílio às Pessoas mais Carenciadas (FEAC), o qual se traduz na distribuição mensal de cabazes alimentares.

O cabaz é composto por 18 produtos alimentares, como por exemplo, o leite, queijo, arroz, grão-de-bico, massa, carne, peixe, cereais, azeite, de entre outros. Um dos objetivos do programa é a capacitação dos beneficiários quer com escolhas mais saudáveis, quer com questões relacionadas com a qualidade nutricional dos alimentos, sendo neste contexto que surge o presente projeto.