Festa dos Maios volta à Quinta do Pisão

Na Quinta do Pisão viveu-se hoje uma manhã diferente, com a sessão de abertura da 2ª edição da Festa dos Maios, com uma grande variedade de atividades que evocam tradições rurais do concelho de Cascais. Esta iniciativa é uma abordagem inovadora dedicada às novas gerações, que cada vez mais procuram uma ligação ao rural, às tradições e à terra.

A apresentação do projeto Design Social foi a abertura oficial da festa. Um projeto que convida a comunidade local a produzir objetos de artesanato inspirados na riqueza ecológica da Quinta, para serem vendidos na nova loja da Casa da Cal.

Estamos aqui a “festejar novamente a Festa dos Maios pelo 2ºano consecutivo, contamos fazê-lo por muitos mais anos”, disse Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais. Para mim “é uma enorme felicidade vir aqui, sempre que cá venho está cada vez melhor, com mais atividade”, acrescentou o autarca.

Na Quinta do Pisão “há um renascer de todos nós, respeitar os nossos valores naturais, a nossa tradição, a nossa história, com uma integração global da nossa comunidade”, salientou Carlos Carreiras.

O Projeto Design Social tem o “objetivo de envolver a comunidade e relacioná-la com o território, reativar as memórias e as tradições. Puxar outra vez estas pessoas que de algum modo: quer pela idade, pela exclusão social ou pela dificuldade de aceder a este espaço natural, conseguem deste modo ligar-se novamente a este espaço”, enfatizou João Cardoso de Melo, diretor da Gestão da Estrutura Ecológica da Cascais Ambiente.

Quem se deslocou hoje à Quinta do Pisão, pode desfrutar de passeios de charrete, de trator (Hop On Hop Off), passeios a cavalo pela quinta e tosquia de ovelhas, para além de diversas atividades espalhadas pelo espaço, num ambiente festivo e familiar.

A Festa dos Maios decorre nos dias 12, 13, 19 e 20 de maio com um vasto programa dirigido ao público em geral, em especial, às famílias que vão poder participar em ações de conservação da natureza, workshops de cosmética natural, flora comestível e medicinal da Quinta do Pisão; cerveja artesanal, cultivo de cogumelos, fotografia de natureza, entre outros.

Há ainda demonstrações de Cestaria; Tosquia, Falcoaria e diversas opções de passeios.
Experiências de Showcooking com Cláudia Mataloto Coautora do Livro “Receita de Reis e Pescadores”; um concurso de Sopas da Avó e um programa de animação, com espetáculos musicais, teatro e jogos tradicionais. AQ

Informação sobre o projeto: https://www.youtube.com/watch?v=3YRWwLcEmtE

Programa geral: https://www.cascais.pt/evento/festa-dos-maios