CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Fórum de Justiça Restaurativa em Cascais de 3 a 5 de outubro

Cascais acolhe, entre 3 e 5 de outubro, o Fórum Europeu e Ásia Central da Prison Fellowship International. Dedicado às melhores práticas de Justiça Restaurativa e Reclusos no estrangeiro, o encontro decorre nas instalações da Riverside International Church e será marcado pela apresentação do Observatório e Centro de Competências em Justiça Restaurativa, uma abordagem pioneira em Portugal.
Dia 4, os trabalhos são abertos ao público, que poderá ainda assistir, às 18h00,na Igreja Matriz de Cascais, a uma celebração ecuménica com mais de 10 Confissões Cristãs e, às 20h00, no Centro Cultural de Cascais, ao espectáculo Blooming Justice, que pretende sensibilizar o espectador para o conceito da Justiça Restaurativa.
 
Durante o fórum (programa) será apresentado o Observatório e Centro de Competências em Justiça Restaurativa, fruto de uma parceria entre o ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, a anfitriã do Fórum, a Associação Confiar- PF/Portugal, e a Câmara Municipal de Cascais. 
 
Além de investigar e monitorizar o trabalho realizado no âmbito da Justiça Restaurativa, este projeto vem criar um Curso de Facilitadores em Justiça Restaurativa a ser frequentado pelos técnicos de Ação Social do município e pessoal docente e não-docente dos Agrupamentos Escolares. 
 
No mesmo âmbito, em Cascais foi organizada, em 2016, uma conferência ibérica sobre justiça restaurativa e criado um Centro de Apoio Familiar para prestar uma resposta social especializada pioneira em Portugal dedicada a filhos de reclusos. Atuando num espaço neutro e idóneo, este Centro de Apoio Familiar localizado no Bairro Encosta da Carreira, centra-se na prevenção de comportamentos de risco, promovendo, mantendo e restabelecendo vínculos familiares. Parceiros neste processo, os Laboratórios Germano de Sousa têm, dentro das instalações, um centro de colheitas social.
 
Durante o Fórum, na vertente Reclusos estrangeiros, será apresentado o projeto GARE - Gabinete de Apoio ao Recluso Estrangeiro, que trabalhará em ligação estreita com as Embaixadas, Direção Geral da Reinserção e dos Serviços Prisionais, diversas Igrejas, Fundações, Empresas e Mecenas, de forma a apoiar, atender necessidades básicas e ajudar a dignificar a vida de reclusão.
 
A Embaixada Britânica e a ONG Prisons Abroad vão também apresentar o seu trabalho de apoio aos reclusos britânicos.
 
Morada da Riverside Internacional Church: Edifício Navegador, Av. 25 de Abril, Cascais 
 
Sobre a Confiar-PF/Portugal | É uma organização cristã de inspiração católica, ecuménica e aberta ao diálogo inter-religioso e cultural, tem como fim o testemunho solidário junto dos reclusos, ex-reclusos e respetivas famílias, bem como das vítimas do crime praticado e da reclusão parental, prestando-lhes assistência espiritual, moral, material, social, cultural e de reinserção na comunidade, como meio de contribuir para a sua promoção pessoal e social visando a sua dignidade. 
 
Sobre a PFI | É a maior organização do mundo de voluntariado prisional, com presença em mais de 120 países e membro conselheiro das Nações Unidas para as questões da Justiça e dos Direitos Humanos e estará representada pelas suas delegações de Albânia, Arménia, Bielorrússia, Bulgária, República Checa, Estónia, Alemanha, Hungria, Israel, Itália, Cazaquistão, Holanda, Noruega, Federação Russa, Roménia, Eslováquia, Espanha, Suíça, Ucrânia, País de Gales, Irlanda do Norte, Escócia, EUA e Portugal.
Mais informações:  www.pfi.org
 
 
 
 
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0