CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Fórum une juventudes da CPLP e Ibero Americanas em Cascais

São dois dias de debate entre as organizações de juventude de duas comunidades, a da CPLP e a Ibero Americana que se juntam em Cascais, num fórum histórico, no âmbito da Capital Europeia da Juventude.

Um encontro histórico, porque é marcado por duas circunstâncias especiais, lembraria Marcos Barão, presidente do Fórum da Juventude da Comunidades de Países da CPLP, durante a sessão de abertura. Segundo dados da Unesco, a população jovem, com menos de 30 anos, 4 mil milhões de pessoas, já corresponde a mais de metade da população mundial, referiria Marcos Barão. Por outro lado, reforçaria Carlos Carreiras, a juventude tem sido a mola das grandes transformações ao longo da história. Uma ideia corroborada por Marcos Barão e Javier Ruiz Rosado, subsecretário da Organização Internacional da Juventude para a Ibero América, também este orador nesta sessão.

Este bónus demográfico, a realidade da população mundial marcada pela “maior geração de jovens da humanidade”, lembrou Marcos Barão, é sustentada em grande parte pela evolução demográfica de 59 países, alguns dos quais pertencentes a estas duas comunidades (da CPLP e Ibero Americana) que se reuniram neste Fórum em Cascais no âmbito da Capital Europeia da juventude. Uma circunstância que dá, também por isso, particular importância ao Fórum onde se reflete “sobre aqueles que têm, sem sombra de dúvidas, todas as ferramentas para construir uma sociedade mais próspera, inclusiva e sem deixar ninguém para trás”, diria Marcos Barão. Também assim traduziria Javier Ruiz Rosado os propósitos deste encontro: “Unimos forças para posicionar os jovens no centro da agenda pública e não necessariamente nas esquinas das agendas onde muitas vezes eles estão”.

O secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, orador desta sessão de abertura, lembraria a conferência mundial de ministros da juventude, que aconteceu em Portugal a 12 de agosto de 1998, comemorando agora os 20 anos, por ter “marcado a posição de Portugal no setor da juventude no mundo inteiro”. Desde logo porque nunca tinha acontecido uma conferência destas, “com o patrocínio das Nações Unidas” e também por ter saído dessa conferência “uma declaração que depois deu lugar a uma resolução das Nações Unidas a instituir o dia 12 de agosto como o dia internacional da juventude”.

Carlos Carreiras, anfitrião neste Fórum que decorre sexta e sábado numa unidade hoteleira de Cascais, anunciou aos presentes, aquilo que será um dos momentos altos das Festas do Mar, neste ano de capital Europeia da Juventude. O encerramento, a 26 de agosto, terá um momento de envolvência da cultura de todos os países da CPLP, com as orquestras Sinfónicas de Cascais, a Juvenil e a Sénior, acompanhando um representante de cada um dos países dessa comunidade.

Esta sessão que contou também com a presença do vereador da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes e da Comissária para a Capital Europeia da Juventude, Catarina Marques Vieira, prosseguiu com o primeiro painel, ou Momento 1, Definir (Desafios e Metas Comuns) e terminará ao final da manhã de sábado com a aprovação e apresentação da Declaração Final.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0