GNR ensina como o Desporto faz amizade entre rivais

A manhã desta quarta-feira começou de forma diferente para cerca de 680 jovens de Alcabideche que participaram numa ação de sensibilização no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril e com a designação “Diz Não à Violência no Desporto”.

A Guarda Nacional Republicana (GNR), com a colaboração do Instituto Português do Desporto e Juventude, do Grupo Desportivo Estoril Praia e da Câmara Municipal de Cascais, promoveu a iniciativa, no âmbito da operação “A Violência não é uma opção”, que pretende incentivar, através dos jovens, para o respeito e as boas práticas no Desporto, mais do que para a vertente da competição.

“É importante que, com as demonstrações da Guarda Nacional Republicana, os jovens, os adeptos do futuro, possam distinguir aquilo que deve ou não ser feito num ambiente de competição. Somos um concelho que aposta no Desporto, nos jovens, mas é preciso acima de tudo que eles saibam que a violência não cabe nem no Desporto, nem na Juventude de Cascais”, referiu Nuno Piteira Lopes, vereador da Câmara Municipal de Cascais.

Nas últimas épocas desportivas, a GNR registou diversos incidentes à margem da prática desportiva, entre os quais se destacam as agressões, as injúrias, os danos, o arremesso de objetos, a utilização ilegal de artigos pirotécnicos e o rebentamento de petardos.

Assim, nesta ação de sensibilização, o ex-jogador Hugo Leal, o ex-árbitro internacional Duarte Gomes e o jogador do Estoril-Praia Diogo Valente partilharam com os jovens, os seus testemunhos da sua vivência no Desporto, sempre partindo do princípio de que os valores de fair-play e entreajuda para com os adversários se sobrepõe a qualquer rivalidade.

O evento contou, ainda, com os binómios cinotécnicos da GNR (equipas de um homem e um cão), que demonstraram a forma de atuação na segurança das atividades desportivas e, simbolicamente, os 680 alunos participantes formaram no relvado a palavra “Respeito”. SJ