CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Grandes momentos de 2016 em Cascais por personalidades do concelho

O ano de 2016 foi um dos melhores de sempre para Cascais, em diversas áreas de atividade, do Desporto à Cultura, passando pelo Turismo, Saúde ou Educação. O “C” escolheu seis personalidades de Cascais – Mário Assis Ferreira, Armando Correia, Isabel Miguéns, Carlos Avilez, Gustavo Lima e Miguel Rocha Vieira - a quem solicitou um depoimento sobre os acontecimentos do ano que consideram mais relevantes. E para si? Qual o acontecimento em Cascais mais marcante durante o ano 2016? Envie-nos também a sua opinião para dmco@cascais.pt

Mário Assis Ferreira, Presidente do Conselho de Administração da Estoril Sol, S.A.
"Espírito de inovação e expoente de qualidade"

É difícil selecionar três acontecimentos numa Autarquia como a de Cascais, na qual, em cada dia, se patenteiam novas ideias que consagram a promoção imagética do concelho e a qualidade de vida dos seus munícipes. Numa visão algo subjetiva, destacaria, pelo seu significado, a recente inauguração da Casa Sommer, o Lumina - Festival da Luz e, no vasto âmbito dos eventos culturais, os Concertos de Verão, o Festival Internacional de Cultura e o Lisbon & Estoril Film FestivalMas são meros exemplos de índole pessoal, difíceis de selecionar face à panóplia de acontecimentos de similar relevância que bem caracterizam o espírito de inovação e o expoente de qualidade que são traços dominantes de quem preside aos destinos do Concelho de Cascais. Que permaneça indómito esse ânimo, para bem de todos os Cascalenses!

Armando Correia, Associação Comercial do Concelho de Cascais
"Grande afluência de Turismo"

Para mim, o ano 2016 fica sobretudo marcado pela grande afluência de Turismo à região. Um Turismo que cada vez menos se concentra apenas nos meses de verão e se estende um pouco por todo o ano dinamizando, dessa forma, e muito, o tecido económico local. Em segundo lugar, destaco o lançamento da primeira pedra do “Campus Nova SBE” que, muito embora só venha a ter retorno a partir de 2018, é sem dúvida um facto muito marcante para o concelho, não apenas na área da Educação, mas também no desenvolvimento económico de Carcavelos. Finalmente, destaco o regresso da competição ao Autódromo do Estoril, facto importante não só para os amantes do desporto motorizado, que é o meu caso, mas também para a dinamização da freguesia de Alcabideche, onde tenho um polo de restauração.

Isabel Miguéns Bouças, Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Cascais
"Tudo começa em todas as pessoas"
Considero particularmente importante o lançamento da primeira pedra do novo Campus e da nova sede da School of Business and Economics, da Universidade Nova, em Carcavelos. A Educação tem sempre um efeito multiplicador e esta iniciativa da Câmara Municipal de Cascais e da Universidade nova representa o futuro e a qualificação desse futuro coletivo. Destaco também a inauguração do Arquivo Histórico Municipal que representa e representará o passado e identidade da nossa comunidade. De entre os acontecimentos que para mim marcaram o ano 2016, saliento ainda a assinatura do protocolo entre a Santa Casa da Misericórdia de Cascais e o Instituto de Registos e Notariado.  Não foi notícia, mas, em Cascais, “onde tudo começa nas pessoas”, este facto tornou possível reconhecer a identidade a 91 cidadãos do nosso concelho com grandes problemas de deficiência. Através deste protocolo, estes cidadãos viram devolvidos os seus direitos constitucionalmente consagrados e o direito à sua identidade, porque, “em Cascais, tudo começa em todas as pessoas”.

Carlos Avilez, diretor e encenador do TEC - Teatro Experimental de Cascais
"A concretização de um sonho"
A apresentação do projeto de requalificação do edifício Cruzeiro no Monte Estoril foi, para mim, um dos acontecimentos mais importantes do ano. Finalmente vai concretiza-se e dá- nos uma perspetiva nova para um grande centro de cultura no concelho. A Escola de Teatro de Cascais vai ficar ali e, finalmente, o TEC vai ter um auditório com todas as condições para apresentar espetáculos a um público mais numeroso. Torna também possível instalar-se, num espaço público, o único museu de teatro privado em Portugal, com um espólio importante que representa a atividade do TEC e, de certo modo, a história do teatro em Portugal nos últimos 50 anos. Destaco também a inauguração da Casa Sommer. É um edifício muito marcante e lindíssimo onde está depositado o Arquivo Histórico Municipal de Cascais. O ano fica ainda marcado pelo “Cais Oeste” no TEC. É a concretização de um sonho. Era um espetáculo muito ambicionado, um teatro para pensar e está a verificar um êxito, dando continuidade ao objetivo com que criámos o TEC há 51 anos. São razões para Cascais sentir orgulho em ter uma companhia sua.

Gustavo Lima, velejador olímpico, Clube Naval de Cascais
"Vários concertos em diversoso sítios"
Destaco o Projeto Out Jazz com vários concertos em diversos sítios culturais de Cascais. Penso que a música é algo que deve estar presente na vida das pessoas. Não só o Jazz, mas também nas Festas do Mar com diferentes tipos de música. Por outro lado saliento os muitos quilómetros de ciclovia conseguidos em Cascais. Em 2016 é possível andar a pé, de bicicleta ou até de patins até à praia do Guincho, regressando pela Areia. A obra terminada no final da A5 foi algo importante e que acabou com o trânsito imenso que havia naquela zona. Em termos desportivos destaco os eventos promovidos pelo Clube Naval de Cascais, nomeadamente as Winter Series de Dragão, o Campeonato Mundial de SB20, os RC44 e os TP52, que são praticamente os Fórmula 1 da vela mundial. Uma nota final ainda para a participação olímpica dos velejadores que representam o Clube Naval de Cascais: Sara Carmo, Jorge Lima, José Costa e eu.

Miguel Rocha Vieira, Chef Fortaleza do Guincho Hotel
"Guincho, palco de eventos e local de trabalho"
Destaco em primeiro lugar o evento Cascais Women’s Pro, etapa do campeonato mundial de surf feminino, que decorreu na Praia do Guincho. Não só pela importância que uma prova do campeonato do mundo tem por si mesma, mas também pela proximidade entre o palco do evento e o meu local de trabalho e pelas muitas caras bonitas que vimos passar pela Fortaleza durante esses dias. Saliento também o Lumina – Festival da Luz. Para mim destaca-se porque já começa a ser um hábito passear pelas ruas de Cascais nas últimas noites de verão com o pretexto de ver todos esses incríveis jogos de luz. Destaco ainda, na música, o concerto de Jamie Cullum no Cascais Groove, festival que decorreu no Parque Palmela. Acho que é um músico cheio de talento e nunca é demais tê-lo entre nós. 

Pode ler este e outros temas na edição de dezembro do C.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0