Hospital de Cascais adere ao Programa Oxigénio para proteger a natureza

Hospital de Cascais é o novo parceiro do programa Oxigénio da Cascais Ambiente

Foi hoje assinado um projeto de parceria entre a Cascais Ambiente e o Hospital de Cascais no âmbito do programa Oxigénio. Este programa pioneiro envolve a sociedade civil na manutenção de um espaço natural inserido no Parque Natural Sintra-Cascais. O programa visa a promoção e a defesa da natureza e da biodiversidade no concelho de Cascais, através de ações de voluntariado. Até dezembro de 2017 envolveu cerca 21 mil voluntários.
“Através do Projeto Oxigénio a Cascais Ambiente e a Câmara Municipal de Cascais têm já 150 hectares de floresta tratada, e foram envolvidos mais de 20 mil voluntários”, disse Joana Pinto Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais.

Sorridentes e de enxada na mão, Ana Teresa Boquinhas e Rafaela Alves, médicas que participaram nesta acção considerararam que  “a sua experiência está a ser muito diferente e muito engraçada”. “Saímos do que é o nosso dia-a-dia, que é cuidar das pessoa e viemos cuidar das árvores”, sublinharam.

Para além disso, destacaram, foi “um dia de confraternização, e apanhar este ar maravilhoso, nesta serra de que gostamos tanto, mesmo ao lado do sítio que trabalhamos, é muito compensador”, acrescentaram.
Para Vasco Antunes Pereira, presidente do conselho de administração do Hospital de Cascais, “esta é uma iniciativa que queremos que seja a primeira de muitas. Tem como objetivo principal, esta responsabilidade social e ambiental que o hospital tem”.

Esta primeira iniciativa envolveu 56 dos seus colaboradores que durante a manhã instalaram no terreno 83 plantas nativas, entre sobreiros, sanguinhos-das-sebes e lentiscos.
O Hospital de Cascais dispõe agora de uma área de meio hectare na zona do Pedra Amarela Campo base, por cinco anos, comprometendo-se a cuidar e manter as plantas hoje plantadas.

O programa Oxigénio já beneficiou de 533 ações, envolveu até dezembro de 2017, 20.881 mil voluntários. Foram plantadas 44.350 mil plantas autóctones plantadas em 150 hectares intervencionados e tem neste momento 50 parceiros na rede. AQ