Hospital de Cascais tem nova Academia da Saúde

Espaço visa a promoção da literacia em Saúde.

Foi oficialmente inaugurada, esta quinta-feira, a segunda Academia da Saúde do concelho de Cascais, no Hospital de Cascais. O espaço aberto a todos os munícipes pretende não só o esclarecimento de questões relacionadas com a saúde, como por exemplo que recursos existem, qual o encaminhamento, quem são os parceiros e seus contactos, mas também o acolhimento de ideias e propostas na área da saúde, bem como a realização de dias temáticos e workshops.

Este projeto é consequência da democracia colaborativa, uma vez que os cidadãos de Cascais identificaram, num dos quatro Plenários Locais de Promoção da Saúde realizados em 2016 no âmbito da elaboração da Estratégia Local de Promoção da Saúde 2016/2020, a necessidade de ter um serviço específico que esclarecesse, de forma integrada, questões relacionadas com a saúde no concelho.

A realização dos plenários foi uma iniciativa do Fórum Concelhio para a Promoção da Saúde que reúne diversas entidades e, pouco tempo depois, conheceu a luz do dia com a abertura do primeiro espaço físico da Academia da Saúde na Loja Cascais em Tires, S. Domingos de Rana, que 258 munícipes visitaram e onde já se realizaram 638 atendimentos

“Nós na Câmara Municipal valorizamos muito a democracia colaborativa e é isso que estamos aqui a celebrar. Muito obrigada à munícipe Patrícia Protásio por ter acreditado que valeria a pena participar num dos Plenários Locais e que as ideias apresentadas seriam tidas em conta. O nosso compromisso é continuar este caminho para podermos ir mais além e conseguir melhorar os níveis de saúde no nosso concelho”, afirma Frederico Pinho de Almeida, vereador da Câmara Municipal de Cascais.

No entanto, a Academia da Saúde não está só disponível às segundas, quartas e sextas-feiras das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 15h00 (Hospital de Cascais)  e às terças e quintas-feiras das 14h00 às 18h00 (Praceta Nova, em Tires). A qualquer hora do dia no site www.academiadasaude.pt todos podem esclarecer as suas dúvidas.