Ibercup Estoril sete dias de puro futebol juvenil

O ano 2017 fica para a história do Ibercup em Portugal como aquele em que, pela primeira vez, se realizaram duas edições (Cascais e Estoril), mas sobretudo como o ano em que se bateram todos os recordes de participação. Foram sete dias de puro futebol juvenil em que cerca de 6.000 jovens de todo o mundo se defrontaram em mais de 600 jogos, partilharam experiências e culturas, conheceram Cascais e fizeram muitos amigos.
Na última final disputada, da Categoria D-2005, o Clube de Futebol “Os Belenenses” levou a melhor contra a Seleção Madrid Fusion que reúne os melhores jogadores juvenis da região da capital espanhola. Nas grandes penalidades a sorte sorriu aos azuis de Belém que fecharam o resultado em 7-8.

De entre as equipas do concelho os Infantis do Estoril Praia venceram no seu escalão. O Estoril-Praia conseguiu colocar duas equipas a vencer no playoff A e B. AO Grupo Desportivo da Malveira da Serra também se posicionou no Playoff B sub 16 e o Grupo Sportivo de Carcavelos no Playoff B sub 15.

Ao todo, em oito edições, o Ibercup já reuniu 2.000 equipas de 77 países, números capazes de impressionar, sobretudo quando se está a falar de jovens que viajam milhares de quilómetros para realizar o sonho de jogar futebol.  “Acho que o desafio foi superado”, confessa Filipe Rodrigues, diretor do torneio sobre a realização de duas edições Ibercup no concelho, Cascais, na Páscoa e agora no Estoril. “Este ano, nas duas edições Cascais, que foi na Páscoa e agora com o Estoril, ultrapassámos as 400 equipas só num ano de competição. São números que nos dão muita motivação para continuarmos a organizar o Ibercup nesta região magnífica. Todos os participantes estão extremamente satisfeitos”.

Já em Barcelona onde de 11 a 15 de julho decorre mais um torneio Ibercup (ao todo são sete os Ibercup no mundo: Cascais, EUA, Costa del Sol, Estoril, Barcelona, Escandinávia e Japão), Filipe Rodrigues, conta com a estreia do voluntariado de Cascais na edição catalã do torneio.

Tal como nas edições Cascais e Estoril, em que os jovens do concelho marcaram forte presença no papel de voluntários, e, mais uma vez, no âmbito dos programas municipais de voluntariado de verão, meia centena de jovens do concelho entre os 18 e os 25 anos viajaram para a vizinha Espanha. Ali vão exercer, nos próximos dias, tarefas como guia das equipas estrangeiras, “Field Marshalls” nos campos de futebol e apoio na organização de alojamento e secretariado.