II Jornadas Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho reuniram centenas de pessoas

Partilhar experiências no que respeita às condições de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho foi o objetivo das II jornadas promovidas pela Câmara Municipal de Cascais em parceria com a revista Segurança. Realizadas dia 22 de maio na Casa das Histórias Paula Rego, envolveram mais de 250 participantes.

Ver documentário

Em debate estiveram, entre outras questões, a importância da prevenção dos riscos profissionais, comportamentos de risco ou utilização de equipamentos adequados. Discutiram-se, ainda, questões relacionadas com responsabilidade civil e criminal no âmbito da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, prevenção e segurança, o lado positivo da implementação do regulamento interno do álcool nos locais de trabalho, a gestão e prevenção de riscos psicossociais.

Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal, abriu os trabalhos, salientando que “este é um tema de grande importância para Cascais. A natureza do trabalho da autarquia é essencialmente virada para fora. Mas, para servir melhor, é necessário olhar para dentro. Não se pode relegar a saúde para segundo plano”.

Sensibilizou-se também a audiência para acontecimentos graves em contexto laboral e mostrou-se como apesar de toda a evolução em matéria de equipamentos, o elemento humano continua a necessitar de formação e supervisão

A sessão contou com a moderação de Isabel Santos, Diretora da Revista Segurança, para quem estas sessões são fundamentais para salientar a necessidade de formação e informação em Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. “Faria sentido mesmo que só estivesse presente uma pessoa e aqui tivemos mais de 250”, afirmou perante uma audiência maioritariamente de técnicos com responsabilidades na área dos Recursos Humanos e da Segurança Higiene e Saúde no Trabalho.