Impressionante moldura humana encheu a Duna da Cresmina sábado de manhã

A Ação de voluntariado “A Cuidar do que é Nosso” leva cerca de 1200 pessoas à Duna da Cresmina

Cerca de 1200 munícipes participaram na manhã de sábado numa ação de Voluntariado na Duna da Cresmina, o primeiro local onde começou a ser feita a recuperação do coberto vegetal, com auxílio do Banco Genético Vegetal Autóctone criado pela Cascais Ambiente.

A Duna da Cresmina foi uma das áreas atingidas pelo incêndio. Cerca de seis hectares de vegetação arbustiva e herbácea foi totalmente eliminada. Uma intervenção imediata no terreno é possível neste local para criar condições para ações de replantação a longo prazo.

“Sofremos um grande “ataque” com este incêndio. Os munícipes queriam ajudar, fizemos esta ação, que será a primeira de muitas outras que iremos levar a cabo no Parque Natural Sintra-Cascais”, disse Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais. O autarca mostrou-se surpreendido com a adesão das pessoas a esta ação.

“A resposta dos munícipes é absolutamente extraordinária, Cascais está vivo e tem uma atitude forte de cidadania, não vamos perder esta energia. Quando for possível vamos fazer intervenções com meios técnicos da Câmara, na reflorestação e regeneração de toda a área ardida”, acrescentou.

Para Joana Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais, “ a adesão das pessoas superou todas as nossas expetativas, cerca de 1200 pessoas aderiram a esta ação de voluntariado”.

Os voluntários não estiveram apenas a plantar. Esta ação de voluntariado implicou também a remoção de material queimado que ficou no terreno e sem interesse que permaneça, como as infraestruturas que ficaram danificadas, a vedação e os passadiços.

A plantação foi com plantas dunares, na sua grande maioria, o estorno (Ammophila arenaria), uma espécie “construtura de dunas”, importante na fixação das areias.

Luísa Fonte, voluntária, veio aqui porque disse sentir-se mobilizada para esta causa. "Fiquei muito triste com o que aconteceu aqui. Quis dar o meu contributo para voltarmos a ter este espaço como era antigamente. Senti-me claramente movida por esta causa”. Para Luísa, esta iniciativa “foi excelente" e adiante que ficou muito contente por ser quase imediata. "É um sinal forte de que realmente todos temos que agir”. Ana Lena Lopes, voluntária no terreno, sublinhou que lhe “custou imenso ver o que aconteceu aqui. "Senti que tinha que agir, ajudar no que fosse possível, não é a falar, é preciso meter a mão e fazer as coisas. É isso que me traz cá hoje”.

A Câmara Municipal de Cascais através do Programa de Voluntariado Ambiental (Projeto Oxigénio) desde 2008 disponibiliza ações de conservação da natureza regulares abertas à população. As próximas ações serão totalmente dedicadas às áreas atingidas pelo incêndio, nos dias 20 de outubro, 3,17 e 24 de novembro, e 8 e 15 de dezembro. AQ