Inauguração das obras de requalificação da Sede do 1º de Maio e do Pavilhão Serafim Tomé dos Santos em Tires

No ano em que esta coletividade comemora o seu centenário a 1º de Maio, e a 100 dias dessa data, dia 20 de Janeiro, recebe uma prenda da Câmara Municipal de Cascais.

Foram hoje inauguradas as obras de requalificação da Sede do Grupo Recreativo e Dramático 1º de Maio de Tires e do Pavilhão Serafim Tomé dos Santos, no ano em que esta coletividade celebra o seu centésimo aniversário.

“É importante que reconheçamos que a nossa história coletiva foi feita ao longo dos séculos, por muitos homens e mulheres. Presto aqui uma grande homenagem e reconhecimento a essas pessoas, através destes movimentos associativos”, disse Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, na cerimónia da inauguração das obras de requalificação, após o descerramento das placas.

Carlos Carreiras salientou ainda: “ que estas coletividades já atuavam, mesmo em regime de ditadura, em regime de democracia colaborativa e participativa através das suas atividades junto da comunidade, onde estão inseridas”.

“Pretendeu-se aqui marcar o início das comemorações do centésimo aniversário do 1º de Maio de Tires, com duas obras distintas. Uma foi a requalificação do interior e do exterior do Pavilhão Serafim Tomé dos Santos. Na sede da coletividade foi possível restaurar o interior, colocar cadeiras no balcão e restaurar completamente o teto, que está uma obra magnífica. Está aqui uma casa para os próximos 100 anos, afirmou Nuno Piteira Lopes, vereador da Câmara Municipal de Cascais.

Visivelmente feliz estava Marisa Gonçalves, diretora da coletividade e responsável pela comissão do centenário. A responsável salientou a sensação do dever cumprido e do bom caminho da coletividade “estamos a trabalhar para a nossa coletividade, para os nossos sócios, para a nossa comunidade. São 100 anos de história que queremos honrar, mas também queremos perspetivar o futuro”.

“Estas obras de requalificação têm todo o sentido de acontecer e deixam-nos com um orgulho imenso de ter uma casa e uma sala linda, um espaço para todas as idades que frequentam e usufruem da nossa coletividade. O que pretendemos dizer é que a porta está aberta, venham ter e trabalhar connosco”, salientou.

A Sede do Grupo Recreativo e Dramático 1º de Maio de Tires e o Pavilhão Serafim Tomé desenvolvem as seguintes atividades: Teatro, Grupo Coral, Ginástica Acrobática, Trampolins, Danças, Marchas Populares, Jogos Tradicionais, Escola de Música e Subbuteo.

Estas obras tiveram um investimento camarário de 171 mil euros. AQ