Inauguração de painel marca Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Painel de azulejos de grande dimensão proclama direitos e igualdades da pessoa com deficiência

No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, utentes do CRID e alunos da Escola Fernando Teixeira Lopes inauguraram um painel de azulejos denominado “Somos espetaculares tal como somos”, que ilustra a comunidade escolar como um espaço de Todos para Todos.

“Este é um trabalho que decorre ao longo do ano, numa parceria entre o CRID e a Escola Básica /JI Fernando Teixeira Lopes”, disse Frederico Pinho de Almeida, vereador da Câmara Municipal de Cascais. Promove a interação entre os utentes do CRID pessoas que têm algum tipo de deficiência física ou mental e os alunos do 1º ciclo da Escola Fernando Teixeira.

"Numa Sociedade que se quer coesa é determinante sabermos incluir, respeitar e promover a integração das pessoas, neste caso com deficiência, ou qualquer outra distinção", acrescentou o vereador no final da inauguração do painel.

O CRID (Centro de Reabilitação e Integração de Deficientes) e a Escola Básica JI Fernando Teixeira Lopes desenvolvem desde 2003, o Projeto “Juntos Pintamos o Céu”. Este projeto “centra-se essencialmente na promoção dos valores de cidadania destacando o respeito pela diferença com ênfase na Deficiência e Saúde Mental”, disse Maria de Lurdes Rocha Vieira, presidente da direção do CRID.

“Independentemente do género, naturalidade, condição, económica, religião, aparência, (in) capacidade, idade escolaridade, peso, etnia, profissão, etc. Cada Ser Humano tem os mesmos direitos, liberdades, garantias e deve ter as mesmas oportunidades. Cada Ser Humano é espetacular tal como é! Somos todos espetaculares tal como somos!” é o que proclama o painel de azulejos com 2,55x1,95 colocado no exterior da Escola. AQ