Iniciativas para toda a população na Semana da Floresta Autóctone em Cascais

O Dia Internacional da Floresta Autóctone celebrou-se a 23 de novembro e a Câmara Municipal de Cascais assinalou a data com atividades dirigidas às escolas, empresas e população em geral que decorreram ao longo de toda a semana de 19 a 27 de novembro em diversos locais do concelho.

O objetivo é alertar para a importância da conservação das florestas nativas, sensibilizar e envolver a comunidade na recuperação e manutenção de habitats e espécies prioritárias para a conservação da natureza e da sustentabilidade e proporcionar o usufruto do espaço natural como um estilo de vida saudável.

Entre as diversas atividades programadas, a população vai ter oportunidade de participar em ações como, plantação no Parque Natural Sintra Cascais, passeio de reconhecimento de cogumelos, passeio e workhop de reconhecimento de plantas e flores apícolas na Quinta do Pisão, participação nos trabalhos no Banco Genético Vegetal Autóctone da Cascais Ambiente, passeios interpretativos, visita guiada ao Borboletário da Quinta de Rana, entre outras.

Sobre a Floresta Autóctone | A floresta autóctone serve como área de refúgio e reprodução de um grande número de animais, importantes para o equilíbrio da fauna e flora locais. São mais resistentes a pragas, doenças e períodos de seca ou chuva intensas.

A defesa, conservação e melhoria da gestão das nossas florestas passa pela alteração da relação que a sociedade e os cidadãos têm com ela, pelo aumento do conhecimento individual do seu valor, do funcionamento dos seus ecossistemas, de como a cuidar e ainda, da alteração de atitudes e comportamentos.

Incêndios, pragas, doenças, invasão por espécies não autóctones e cortes prematuros ou desordenados constituem sérias ameaças à floresta autóctone.

Em Portugal, a floresta, na sua maioria, resulta de ações deliberadas de florestação/reflorestação. Cerca de 34% do território nacional encontra-se arborizado (pinhal, eucaliptal e montado de sobro e azinho).

PROGRAMA e INSCRIÇÕES