Intercâmbio com jovens de Biarritz em Cascais

“No ano em que a geminação de Cascais com Biarritz celebra 30 anos, sejam bem-vindos a Cascais!” Foi com estas palavras que Maria do Céu Garcia, adjunta do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, recebeu hoje a delegação de jovens franceses e cascalenses.

Maria do Céu Garcia recebeu os jovens no Salão Nobre da Câmara Cascais, no âmbito do programa de Intercâmbio Cascais Biarritz. Neste grupo há 13 jovens cascalenses e 10 de Biarritz. Estes jovens estão em Cascais desde o dia 7 a 14 de julho. Por sua vez, os jovens de Cascais serão recebidos em Biarritz na semana de 14 a 21 de julho.

“É um ano muito especial para Cascais, porque é um ano que estamos a pensar e a trabalhar para todos os jovens da Europa, no âmbito da Capital Europeia da Juventude”, acrescentou Maria do Céu Garcia.

Por seu lado, a comissária de Cascais Capital Europeia da Juventude 2018, Catarina Marques Vieira, dirigindo-se aos jovens disse: “Somos Capital Europeia da Juventude graças a um trabalho que há mais de 10 anos dedicamos especificamente aos jovens. Hoje sentimos que mais que um reconhecimento, somos um exemplo para toda a Europa e o Mundo, no que fazemos no que toca à Juventude”.

Catarina Marques Vieira disse que o programa  preparado para esta delegação é um bom exemplo porque “há uma troca de experiências, vivências e aprendizagens, o que para nós é um sinal que estamos a ser uma boa Capital da Juventude”.

O Intercâmbio Internacional de Jovens Cascais-Biarritz é uma iniciativa organizada entre a Câmara Municipal de Cascais e a Câmara Municipal de Biarritz, municípios geminados desde 1988, devido às suas semelhanças culturais, sociais e desportivas.

A Divisão de Juventude da CMC promove desde 1993, anualmente este projeto, que se encontra inserido nos diversos programas da área da participação e cidadania jovem.

Os destinatários do projeto são jovens residentes no município de Cascais, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos de idade. AQ