Já arrancou a 2.ª edição do Projeto Surf para a Empregabilidade

Formação visa desenvolver competências para a empregabilidade na área do surf

A 2.ª edição do Projeto Surf para a Empregabilidade começou, esta segunda-feira, com cerca de uma dezena de formandos que, ao longo de nove semanas, vão desenvolver competências para a empregabilidade ligadas ao ecossistema do surf.

Em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, a Associação Surf Social Wave disponibiliza, através deste projeto, um conjunto atividades, entre elas: aulas de Surf semanais; aulas de Yoga semanais; coaching individual – apoio ao desenvolvimento pessoal e profissional; dinâmicas de grupo – desenvolvimento pessoal e profissional; ações de formação nas áreas da Economia, Comunicação e Marketing, Ferramentas Digitais, Gestão e Planeamento e Empreendedorismo.

António Pedro, Presidente da Associação Surf Social Wave, acredita que há uma série de oportunidades de empego que podem surgir através deste desporto. “O crescimento recente da economia do mar ligada ao surf originou um ecossistema de profissões que, de alguma forma, se encontra deficitário. Este programa de surf para a empregabilidade pretende justamente trabalhar com pessoas em situação de desemprego ou à procura do primeiro emprego através do surf, utilizando as aprendizagens do surf e depois dando-lhe ferramentas para elas encontrarem trabalho no universo do surf”, afirma.

Assim, o surf aliado a outras ferramentas vai apoiar os participantes do projeto no desenho e concretização do seu percurso pessoal/profissional, potenciando a atividade e o “know-how” técnico dos diversos contextos de trabalho possíveis na área do surf.​

Terminado o ciclo de nove semanas, vai ser feito um balanço das competências e experiências diferenciadas numa sessão chamada “Deep in the Ocean”. No final, os participantes podem ainda usufruir de 16 semanas de mentoria para o desenvolvimento do seu projeto, no vasto ecossistema das atividades profissionais ligadas ao Surf.​

“O surf é uma modalidade em grande crescimento no concelho. Toda a indústria ligada ao surf tem evoluído a nível do emprego e, por isso, estamos convencidos de que com as ferramentas que vão adquirir, estas pessoas irão ajudar o município a tornar-se mais forte, coeso e ligado à energia do surf”, termina Nuno Piteira Lopes, vereador da Câmara Municipal de Cascais.