João Sousa de recorde em recorde

Num duelo que ficará para a história, tal foi a intensidade, despique e emoção com vários match-points para cada lado, João Sousa está pela primeira vez nos quartos-de-final do Millennium Estoril Open, depois de afastar Pedro Sousa, por 4-6, 7-6 (1) e 7-5, perante um público que estava dividido no apoio aos portugueses.

Neste evento apoiado pela Câmara Municipal de Cascais, João Sousa e Pedro Sousa deram um verdadeiro espetáculo de quase duas horas e meia, permanecendo sempre a indecisão. Quando João Sousa parecia estar por cima, era a vez de Pedro Sousa ripostar e o inverso também sucedeu muitas vezes.

Foi uma bela jornada de propaganda para a modalidade e foi pena que um tivesse de ficar pelo caminho. A presença portuguesa em singulares fica resumida a João Sousa que nesta quarta edição da prova vai de recorde em recorde, sendo inédita a presença nos quartos-de-final desde que o torneio se disputa no Clube de Ténis do Estoril.

João Sousa, 68º mundial, volta a entrar em ação na próxima sexta-feira, agora frente ao britânico Kyle Edmund, 23º na lista ATP, que, por seu lado, afastou o australiano Alex de Minaur, por 6-2 e 7-5. Recorde-se que na edição do ano passado, João Domingues afastou Kyle Edmund.

Na variante de pares, João Sousa ganhou o seu encontro ao lado do argentino Leonardo Mayer, derrotando o uruguaio Ariel Behar e o mexicano Reyes-Varela, por 6-4 e 7-6 (4).

A jornada de quinta-feira e no que se refere à presença portuguesa estão programados dois jogos de pares: ao princípio da tarde, Gastão Elias e Pedro Sousa defrontam os holandeses Wesley Koolhof e Artem Sitac e a encerrar o dia João Sousa e Leonardo Mayer medem forças com os holandeses Robin Haase e Matwe Middelkoop.

Texto de Norberto Santos