Jornadas| A Saúde no Concelho: Integração de cuidados | 29 e 30 de novembro

Nos dias 29 e 30 de novembro, no Centro de Congressos do Estoril, realizam-se as primeiras jornadas organizadas em conjunto pela Câmara Municipal de Cascais, o Agrupamento de Centros de Saúde do Concelho (ACES) e o Hospital de Cascais, com o objetivo de partilhar boas práticas e desenvolver soluções concretas que permitirão mobilizar recursos de forma mais eficiente e eficaz, nas respostas prestadas à população.

No dia 30 de novembro, às 17h30, serão assinados dois acordos de cooperação com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, e com a Lusíadas Parcerias Cascais, entidade gestora do Hospital de Cascais, Dr. José de Almeida, para o desenvolvimento de parcerias locais estratégicas, na promoção da saúde e na prevenção da doença.

Neste sentido, são criadas as condições base necessárias para que possam surgir projetos específicos que envolvam os recursos de cada uma das entidades. Depois de assinados os acordos, há já uma vontade das três partes para avançar com dois projetos concretos, como o de cuidados paliativos no domicílio, e a partilha de recursos para garantir o transporte de doentes não urgentes, melhorando o acesso à saúde às populações mais vulneráveis do concelho.

Estes acordos constituem a alavanca para o fortalecimento de duas parcerias locais estratégicas, na promoção da saúde e na prevenção da doença, ao estabelecerem objetivos comuns que permitirão mobilizar recursos de forma mais eficiente e eficaz, nas respostas prestadas à população.

A iniciativa conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República, integrando os acordos pioneiros em território nacional que procuram ir no sentido do apelo do Presidente da República de encontrar consensos em torno do tema da Saúde.

Esta é a primeira vez que uma Câmara Municipal estabelece um acordo para a gestão integrada da saúde de um concelho com os cuidados de saúde primários e hospitalares.

Adalberto Campos Fernandes, ministro da Saúde, deverá estar presente na Cerimónia de Encerramento das Jornadas.