Jornalistas de todo o mundo em Cascais para conhecer sustentável da BMW

Cerca de 320 jornalistas de todo o mundo vão passar por Cascais nos próximos dias para acompanhar o lançamento da nova geração do modelo i3 da BMW. Com a nova designação i3s, o elétrico da marca alemã bem podia chamar-se “sustentável”, pela forma como a sua produção integra materiais recicláveis e que está patente na exposição, até 2 de dezembro, no CIAPS - Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, em S. Pedro do Estoril.
“A poluição do mar por plástico é um grande desafio que a nossa civilização tem de resolver”. Assim se acolhe os visitantes na exposição promovida pela construtora automóvel, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais.

O objetivo é mostrar ao grande público como, através dos avanços da tecnologia, os materiais estão a ganhar uma nova vida. “São materiais como plástico e fibras que, se lançados no meio ambiente, poluem muito e durante muito tempo. Desta forma são transformados em peças novas”, explica João Silva, da Team 4, empresa responsável pela organização do evento.

“Nesta exposição apresentamos uma correspondência entre os materiais, colocados num frasco, e as peças automóveis, como o forro das portas, guarda-lamas ou tapetes, produzidas a partir dos mesmos. Assim as pessoas podem perceber que é possível dar novo uso a algo que iria transformar-se em poluição”, acrescenta o responsável.
No exterior do CIAPS está ainda um exemplar do carro com uma “manta” que ilustra a proporção de materiais recicláveis utilizados no seu fabrico. “Metade do carro está coberto, demonstrando bem a preocupação ambiental da marca”, sustenta João Silva.

A marca convidou 320 jornalistas de todo o mundo para conhecer a nova geração deste modelo, que, desta forma, ficam também a conhecer equipamentos culturais, ambientais e desportivos do concelho. Os ensaios de teste que englobam o BMW 3is e o BMW M5 vão decorrer no Circuito Estoril e há diversos pontos icónicos incluídos nas diversas visitas programadas.