Jovens Recriam Bairro Novo do Pinhal

O Bairro Novo do Pinhal, na Freguesia de Cascais e Estoril, tem cara lavada. Jovens moradores assumiram a identidade do bairro e estão na base de diversos projetos para melhorar a vida daquela comunidade. O presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, o vereador Frederico Pinho de Almeida e o presidente da junta de freguesia, António Pedro Morais Soares, visitaram o bairro e tiveram oportunidade de ver a requalificação urbana de que foi alvo, através do projeto F.MUDA liderado também por jovens e demais projetos levados a cabo pela Associação JUFM e TAKE.IT.

A visita visou ouvir o que ainda falta fazer e dar resposta, na medida do possível, às aspirações da comunidade. Mas, sobretudo, procura “dar um incentivo a todos estes jovens que, neste caso, têm a capacidade para se associarem e desenvolverem projetos que são importantes para o bairro e para as suas vidas” declarou Carlos Carreiras acrescentando que: “revela uma capacidade de integração com os bairros vizinhos e com a restante comunidade de Cascais, o que é muito positivo para todos”.

Pierre Gianni que orientou a visita guiada aos espaços renovados do bairro, é um dos muitos jovens que decidiram mudar a imagem do antigo “Fim do Mundo” e abrir o bairro ao exterior. Com projetos em diversas áreas, desde a renovação urbana, ao desporto, música, artes, empreendedorismo jovem e à mediação escolar, a Associação JUFM foi uma iniciativa que depois se estendeu a toda a comunidade e que conseguiu angariar vários apoios e parcerias.

“Fomos fazendo as coisas acontecer e hoje o bairro conta com um polidesportivo renovado, algumas zonas vandalizadas foram recuperadas entre outras necessidades que os jovens detetaram” explicou Pierre Gianni. Depois de detetadas as necessidades mais prementes, foi elaborado um projeto de renovação urbana que a Associação levou à Junta de Freguesia de Cascais e Estoril.

A Mediação Escolar é outro dos projetos que tem tido um grande sucesso. Cerca de 60 jovens desocupados receberam apoio e encontram-se inseridos na escola ou no mundo do trabalho. Há inclusive jovens empreendedores a desenvolver projetos pessoais como é o caso da criação de uma barbearia no centro do bairro que vai inaugurar brevemente.

Outro dos locais de paragem nesta visita foi as instalações de um outro projeto o TAKE.IT – talentos e Artes com Kreatividade e Empreendedorismo E6G. Este projeto constituiu-se enquanto resposta que visa potenciar recursos endógenos dos territórios da Galiza e Torre, operacionalizando as ferramentas artísticas e empreendedoras dos seus habitantes. A TAKE.IT é promovida pela Câmara Municipal de Cascais, gerida pela Associação "Ideias Oblíquas" e financiada no âmbito do Programa Escolhas.

“ O projeto que funciona em dois territórios aqui no Bairro Novo do Pinhal e no Bairro da Torre, contou o ano passado com 350 participantes” referiu Pedro Salvador, um dos responsáveis que gere o projeto no terreno. O espaço está aberto de segunda a sábado e promove várias atividades, contando com dois estúdios multimédia onde os jovens podem fazer a edição do seus vídeos e gravar as suas músicas, com computadores e acesso á internet. “Damos apoio tanto a nível de empregabilidade como aos projetos dos jovens, acreditando nos seus talentos e arranjando forma de concretizar as suas ideias” acrescentou Pedro Salvador. Até porque como referiu ainda o responsável pela Associação Ideias Oblíquas “ A taxa de desemprego é superior à média do concelho com emprego muito sazonal e precário”

A visita terminou com uma atuação do grupo Gipsy Family expondo os talentos do bairro e que Pierre Gianni não se coibiu de orgulhosamente nomear: “ temos muitos músicos no bairro já com projetos sólidos e que só estão à espera de uma grande oportunidade, é o caso deste grupo que ouvimos agora os Gipsy Family e os rappers Seth e Jamaika entre muitos outros”.