Lançamento do Portugal Talks | Abstenção em Portugal: Diagnóstico e soluções

Cientistas políticos, investigadores, políticos e jornalistas vão fazer o diagnóstico da abstenção em Portugal e apresentar. Será no dia 26 de junho, das 10h às 12h, na Fundação Calouste Gulbenkian, num debate aberto à população e que representa o arranque do Portugal Talks (PT).

Portugal tem uma das mais elevadas taxas de abstenção da UE. A marcha abstencionista tem sido imparável desde as primeiras eleições de 1975. Quando os populismos marcham por toda a Europa, as consequências do alheamento eleitoral para a Democracia portuguesa são imprevisíveis.

O que leva os portugueses a não exercerem o seu direito de voto? Deveria o voto ser obrigatório? E se fosse facultativamente eletrónico, ajudaria a combater a abstenção?

No dia 26 de junho, entre as 10h e as 12h, na Fundação Calouste Gulbenkian, cientistas políticos, investigadores e jornalistas irão participar na sessão de lançamento do Portugal Talks, com um debate acerca da abstenção em Portugal.

Nuno Garoupa (professor de Direito na George Mason University Antonin Scalia School of Law), Pedro Magalhães (cientista político e investigador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa), Marina Costa Lobo (investigadora e cientista política no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa) e Catarina Santos Botelho (investigadora e professora auxiliar na Universidade Católica Portuguesa no Porto), respetivamente presidente e membros da Comissão Científica do Portugal Talks, e Miguel Pinto Luz (político, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais), Membro do Conselho Estratégico do Portugal Talks, vão participar no debate de dia 26.

O Portugal Talks é uma iniciativa do Estoril Institute for Global Dialogue (E.I.G.D.), instituto que tem a cargo a coordenação científica e programática das Conferências do Estoril.

O Portugal Talks está comprometido com a independência absoluta, isenção e pragmatismo, procurando preencher um espaço vazio cuja origem se verifica no afastamento evidente entre a sociedade civil e os processos de decisão políticos que inegavelmente influenciam o dia a dia de cada cidadão português.

Confirmações até dia 25 de junho para o email: paula.moura@estorilglobal.org