CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Livro explica conservação e restauro do Foral Manuelino de Cascais

Sala cheia para o lançamento do livro "500 Anos do Foral Manuelino de Cascais", na Casa Sommer, na tarde de 28 de janeiro. A obra reúne todo o processo de conservação e restauro do foral datado de 1514.

Ouro, prata, cal ou pele são alguns dos muitos materiais encontrados por especialistas de várias áreas quando tiveram em mãos o Floral Manuelino de Cascais. Um trabalho minucioso que está agora em livro, numa edição municipal.  

Estamos a recuperar o património historico-cultural. Pensamos que é importante não só para termos uma perspetiva das gerações que nos antecederam como para marcarmos a nossa geração e para ter um diálogo com as gerações que hão de vir”, refere o presidente da Câmara de Cascais. “Penso que é assim que também se consegue formar uma comunidade esclarecida, que tem uma relação direta com a sua identidade e com isso ganha força para se projetar em relação ao futuro. Para além de todo o valor científico, histórico e cultural, esse é o valor político e social que momentos como este marcam", salienta Carlos Carreiras.

O Foral Manuelino de Cascais foi regido por D. Manuel I e especifica ao detalhe as obrigações dos moradores de Cascais.

Esta edição municipal “é uma obra verdadeiramente coletiva preparada no âmbito do projeto de conservação e restauro do Foral Manuelino de Cascais, que em 2014 fez 500 anos. Foi um trabalho que recolheu apoios de várias instituições, que analisaram o foral dos mais diversos primas”, adianta João Miguel Henriques, da Divisão de Arquivos e Bibliotecas da Câmara de Cascais e coordenador deste livro.

“O principal desafio foi agregar e coordenar as diferentes áreas do saber e ao mesmo tempo conseguir que os diferentes níveis de informação comunicassem entre si para que a intervenção fosse bem sucedida”, refere o conservador-restaurador Luís Pereira.

Na sessão,  Agnès Le Cac, professora da Universidade Nova de Lisboa, explicou a relação entre as cores e os materiais utilizados, justificando os pigmentos presentes no floral. “O que distingue o Foral Manuelino de Cascais são os vários pigmentos (cores) que nos levam aos diversos materiais utilizados para a sua elaboração", revela a investigadora.

Durante a sessão de lançamento foi ainda apresentado um documentário que explica cada passo da intervenção de conservação e restauro deste documento único do concelho. 

O livro “500 anos do Floral Manuelino de Cascais” está à venda na Livraria Municipal, na Casa Sommer.

Saiba mais aqui

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0