Lumina Festival da Luz ilumina Cascais com natureza

De 22 a 24 de setembro, Cascais ilumina-se de novo com mais uma edição do LUMINA Festival da Luz. Evento cultural único em Portugal, o Lumina apresenta o trabalho de 40 artistas nacionais e internacionais que utilizam a luz como forma de expressão. Sob o tema Natureza, cerca de 20 obras recriam o espaço urbano da vila com espetáculos e performances de luz e cor, projeções multimédia e instalações interativas que proporcionam momentos únicos de descoberta para serem vividos em família e entre amigos.
Nacionais e também oriundos de países como Alemanha, Bélgica, Eslovénia, França, Hungria, Israel, Nova Zelândia, Polónia e Reino Unido, os artistas aceitaram o desafio de OCUBO (criação e produção) e Câmara Municipal de Cascais (investimento e co-produção), com o apoio de Embaixadas e privados, para criar as suas obras de luz, este ano em homenagem à Natureza.

Ao todo são 20 obras num percurso que se estende por toda a vila, entre a estação de comboios de Cascais Baía de Cascais, Parque Marechal Carmona e Marina.

Destaque para a obra “No one left behind”, experiência luminosa que aborda o Programa ODS 2030 - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 2030 da ONU, assente numa agenda com 17 objetivos que visam transformar o mundo. Cascais será, assim, um dos primeiros municípios a integrar uma política local de ODS 2030, com vista não só a reduzir as desigualdades mas também a contribuir para o desenvolvimento sustentável de outras cidades em todo o mundo. A mensagem desta experiência luminosa “ninguém fica para trás”, reflete o desejo de abranger todas as pessoas e comunidades neste programa central, demonstrando o reforço do investimento nas pessoas e no seu potencial construtivo.

Com entrada livre o Lumina traz a Cascais anualmente mais de 400 mil pessoas, para assistirem a momentos culturais inesquecíveis e surpreendentes. Considerado pelo The Guardian um dos 10 melhores Festivais de Luz da Europa, realça o património histórico e urbano através de um percurso pelas ruas de Cascais.

Como chegar?
Para chegar ao LUMINA, o comboio da linha de Cascais continua a ser a forma mais comóda e económica de acesso. Fruto da parceria CP e a organização do LUMINA, este ano mantém-se a promoção do bilhete de ida e volta por apenas 2€, durante as 3 noites de Festival.
Ver condicionamentos de trânsito

APP Seasons para experiência 360 graus pelas quatro estações do ano
Inovador, com experiências envolventes, onde a interatividade com o público é todos os anos um imperativo, o Lumina apresenta este ano “Seasons”, a obra artística do ateliê OCUBO com tecnologia NeoScope, transforma o público no elemento principal de uma experiência imersiva, permitindo-lhe, ao descarregar a APP para telemóvel da obra, envolver-se e participar numa jornada 360 graus pelas quatro estações do ano. Uma experiência totalmente inovadora, que explora e intensifica os sentidos humanos e fortalece os nossos laços com a natureza.

Experiências luminosas
Este ano e pela primeira vez, o Festival convida um país, a Bélgica, para mostrar algumas das suas potencialidades culturais e tradicionais. Uma iniciativa promovida pela embaixada da Bélgica que permite ao público provar a gastronomia daquele país, assistir a performances musicais e claro admirar a obra de luz de Georges Cuvillier, artista belga que presta o seu tributo à natureza com “Tunnel of Love”. Escultura inédita de bambu, um material natural, que assume formas orgânicas, “Tunnel of Love” é um convite à intimidade, à experiência de um mundo desconhecido, uma jornada de descoberta. O artista convida o público a passar por este túnel e entrar no amor.

“Are Atoms Alive?” é a obra conjunta de Story Box e do ateliê OCUBO que envolve e convida os visitantes a olharem para o universo apresentado em escalas diametralmente opostas, partindo de uma dimensão ampla para um nível microscópico. O seu nome surge da pergunta de uma criança de 6 anos, filho do co-criador Jess Feast que impelido pela curiosidade natural do seu filho criou esta obra composta por seis pequenos capítulos, que nos levam numa viagem fantástica, desde os confins do universo, dentro do dia-a-dia da humanidade, crescendo com sementes, voando com insetos e mergulhando a nível celular. Uma expressão artística que questiona o auto conhecimento, despertando para questões fundamentais da vida: Como nos encaixamos neste universo? Como é que isso nos faz sentir? Are Atoms Alive?

Muitas outras experiências luminosas prometem proporcionar ao público inúmeras sensações e despertar nele a sua ligação à natureza, que por vezes e fruto do nosso ritmo de vida vertiginoso, se encontra em estado letárgico.