CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Mais de 100 jovens dão a conhecer empresas criadas em sala de aula

Na próxima terça-feira, 2 de maio, a Junior Achievement Portugal (JA Portugal) e a DNA Cascais promovem a Feira Ilimitada de Cascais no Mercado da Vila para dar a conhecer os projetos criados por 100 jovens empreendedores do ensino secundário, ensino profissional e progressão de estudos.

Neste projeto, os alunos pesquisam e informam-se sobre o mercado, desenvolvem um plano de negócios, procuram parceiros de negócio e apresentam-no a potenciais investidores, com o objetivo de desenvolverem as suas capacidades de apresentação em público e comunicação.

Na 2ª Edição da Feira Ilimitada de Cascais, estarão presentes mais de 100 alunos, 22 miniempresas que terão a oportunidade de apresentar os seus negócios e serviços ao grande público que visite o mercado da Vila em Cascais no dia 2 de maio, das 10h00 às 17h00.

A competição reunirá alguns dos mais promissores empreendedores da próxima geração, que durante um ano letivo do programa A Empresa, perceberam o funcionamento real das empresas e as características que precisam de desenvolver para se tornarem alunos e profissionais, preparados, informados e motivados.

“Estes alunos saem das experiências Junior Achievement muito mais confiantes nas suas capacidades, cientes de alguns dos seus talentos que colocarão em prática no mercado de trabalho. Acreditamos que através do Programa A Empresa estamos a prepará-los, hoje, para a realidade de amanhã – criando ou não empresas no futuro, estes alunos serão muito mais empreendedores, curiosos, responsáveis, organizados e atentos às várias oportunidades que os rodeiam. “ – Explica Pedro Capela, Senior Manager for Education da Junior Achievement Portugal.

Para o presidente da DNA Cascais, Vereador Nuno Piteira Lopes, “É nossa vontade que, todos os jovens cascalenses, durante o seu percurso escolar tenham, pelo menos uma experiência de empreendedorismo, através da participação num dos projetos oferecidos, com é o exemplo o Programa A Empresa, onde trabalhamos em parceria com a JA Portugal. Na última edição da Feira Ilimitada de Cascais, a maioria das miniempresas selecionadas nasceram em escolas cascalenses, o que demonstra bem o trabalho que temos desenvolvido junto dos alunos do município.

Selecionadas por um grupo de jurados, as melhores equipas das várias edições da Feira Ilimitada passam para a final nacional do programa A Empresa, que distinguirá em maio, a melhor miniempresa nacional (Best Overall Company) do ano letivo 2016/2017, que posteriormente representará Portugal numa competição internacional de jovens empreendedores europeus (JA Europe Company of The Year Competition),de 11 a 13 de julho em Bruxelas, Bélgica.

Sobre o programa A Empresa |
No programa A Empresa, alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos criam uma miniempresa real com a ajuda de voluntários empresariais e professores. Fazem brainstorming para chegarem a um conceito inovador, pesquisam e informam-se sobre o mercado e desenvolvem um plano de negócios, procuram parceiros de negócio e apresentam-no a potenciais investidores, por forma a desenvolverem a suas capacidades de apresentação em público e comunicação.

Com o apoio e orientação dos voluntários/consultores das empresas associadas e parceiras da Junior Achievement, este projeto educativo direcionado para ensino secundário, profissional e progressão de estudos, promove uma educação sobre conceitos e princípios da economia, empresariais, laborais e digitais, fundamentais para o futuro académico e profissional destes alunos. Ao gerirem uma miniempresa real, os alunos não só aprendem como funcionam as empresas, como desenvolvem competências pessoais como a autoconfiança, sentido de liderança, responsabilidade, tomada de decisão, trabalho em equipa e não aversão ao risco.

Sobre a JA Portugal |
A Junior Achievement é uma organização sem fins lucrativos, com programas de educação para o empreendedorismo para jovens do ensino básico ao universitário, que desenvolvem competências nos alunos de resolução de problemas, criatividade, iniciativa, trabalho em equipa, organização, cidadania, responsabilidade pessoal, capacidade digital e visão de como funcionam as organizações. Através do princípio de learning by doing os alunos que participam nos programas como o A Empresa, erram, repetem, falham de novo e assim, aprendem. Interagem com as comunidades à volta das escolas e colocam as suas ideias em prática.

Sobre a DNA Cascais |
Associação sem fins lucrativos, constituída por tempo indeterminado, a DNA Cascais tem por objeto contribuir, por todos os meios adequados, para a promoção, incentivo e desenvolvimento do empreendedorismo em geral, com especial incidência para a promoção do empreendedorismo jovem e social no Concelho de Cascais. Com um ninho de empresas em Alcabideche, apoiou nos últimos 10 anos, a criação de 292 empresas (que potenciaram 1515 novos postos de trabalho), com um volume de negócios de aproximadamente 62 milhões de euros. A DNA desenvolve igualmente um dos maiores programas de empreendedorismo escolar em Portugal, que ao longo de 10 edições já envolveu mais de 18.000 alunos, 50 escolas e 2 universidades (ESHTE e ESSA) do concelho de Cascais, no seu projeto Escolas Empreendedoras.

 

 

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0