Mais de 40.000 estiveram na 3ª edição do Millennium Estoril Open

A edição de 2017, do único torneio ATP português, bateu todos os recordes de público. Um número impressionante de 41.695 espetadores passaram pelo Clube de Ténis do Estoril durante a semana. "Este ano diria que foi a consolidação do Millennium Estoril Open no concelho” referiu o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras. O jovem espanhol Pablo Carreño Busta sagrou-se campeão numa final muita aplaudida no Estoril.
 “O Estádio Millennium teve cinco edições esgotadas nos fins de semana e no feriado de 1 de maio” referiu João Zilhão, diretor do torneio. No dia recorde, Dia do Trabalhador, os espetadores chegaram aos 4763, mas nunca baixaram dos 3252 no dia de mais fraca afluência, num total de 33.097 pessoas nos nove dias que durou o torneio. As sessões noturnas que são uma das novidades do torneio português, foram também um sucesso que segundo a Organização ultrapassou o 2600 espetadores por partida e um total de 8.598 espetadores. Se tivermos em conta que na 1ª edição (2015) os espetadores cifraram-se em 32.000 e na 2ª edição chegaram aos 38.000, este é de facto o ano da consagração do torneio no Estoril.

A grande final também não foi exceção, com o Estádio Millennium repleto e muitos jovens adeptos a apoiar o espanhol Carreño Busta que teve como adversário o experiente luxemburguês Gilles Muller. O tenista de 25 anos, primeiro cabeça de série do torneio e top 20 do ranking já tinha sido semi-finalista na primeira edição do torneio ATP português e finalista o ano passado e há terceira foi de vez. Nas palavras do presidente da Câmara de Cascais: “(Carreño Busta) confirma um desígnio que tenho na vida - Só se perde quando se desiste” e por isso é preciso “fazer mais, subir mais e concretizar sempre melhor” pelo que o jovem espanhol está dentro do “verdadeiro espírito de Cascais” confirma Carlos Carreiras.

Mas, não é só o público que faz o sucesso do Millennium Estoril Open.“Todo o enquadramento oferecido, a gastronomia e a hospitalidade de Cascais fazem deste um torneio muito querido para os jogadores” referiu João Zilhão que se congratulou pela visita de Chris Kermode, presidente executivo ATP World Tour que veio a Cascais conhecer o evento. “ O presidente do ATP já tinha ouvido falar muito bem do torneio português e saiu de cá muito bem impressionado pelo sucesso do evento com os jogadores, o público e os media” referiu o diretor do Estoril Open.

O campeão de 2017, Carreño Busta, confessou que “está muito feliz” por finalmente ter vencido o torneio do Estoril “onde se sente em casa e é sempre tão bem recebido” e diz querer voltar para o ano. “O apoio do público é determinante para o meu sucesso neste torneio” confessou o jovem tenista.
Quanto à edição de 2018, João Zilhão que viu, a primeira edição reconhecida, entre 41 torneios ATP, ao vencer na categoria de “Best Marketing & Promotion Event” do ATP European Award of Excellence 2015 - uma espécie de “Óscar” do marketing - garantiu que “Tudo faremos para melhorar ainda mais o evento e conseguirmos trazer um quadro de jogadores ainda mais forte ”.

Da parte do Município de Cascais “já demonstramos que estamos com um compromisso com o Estoril Open de médio e longo prazo” garantiu Carlos Carreiras.
Podemos assim garantir, no que respeita ao Millennium Estoril Open, por mais um sucesso obtido em todas as frentes que vamos poder repetir #temosjogo por muitos e longos anos.