CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

À mesa da consoada com munícipes de todo o mundo

Cascais é, desde algumas décadas, referência para estrangeiros quando procuram casa em Portugal. Aqui aprendem a falar português e enriquecem a cultura local com as suas tradições.

Da China à África ou da Europa à Austrália, são muitos os que chegam do planeta inteiro para viver no concelho de Cascais.

Austrália
Há três anos e do outro lado do mundo, Austrália, chegou a São João do Estoril Louise Ross. É presidente da IWP – International Women in Portugal.  “O paredão recorda-me as áreas costeiras de Sidney e Melbourne”, desabafa. As tradições natalícias do seu país são muito diferentes das que existem em Portugal, uma vez na Austrália é verão. “A nossa tradicional refeição de Natal inclui marisco e saladas ou cordeiro assado e legumes ou um churrasco de carnes e frutos do mar e peixe. À sobremesa será gelado e frutas ou o doce típico australiano Pavlova”.

China
Mesmo que a maioria dos chineses não seja cristã e não passe o feriado de forma religiosa, a época é cada vez mais popular, entre a comunidade chinesa, especialmente entre a geração mais jovem, conta-nos Luis Lau, chinês. A árvore de Natal, luzes coloridas, grinaldas, cartões de Boas Festas e outros ornamentos estão presentes nas casas da comunidade que chegou da China. Na véspera de Natal, organizam-se encontros entre cinco ou seis famílias e das receitas tem de, obrigatoriamente, constar frango. “Não há frango, não há festa”, adianta Luís Lau. A maior surpresa está reservada para o “boxing day”, a 26 de dezembro, dia em que são abertos os presentes.

Escócia/Brasil
Sónia Ribeiro é brasileira e Gordon Young é escocês. São um casal e vivem em Cascais há 23 anos “Foi amor à primeira vista”. O Natal é passado a dois, em casa e “em paz”. Nesta época do ano, “os brasileiros deliciam-se com “Bacalhau com todos” e na Escócia a tradição chega no novo ano. “As pessoas batem à porta e entram na casa dos vizinhos com uísque e com um pedaço de carvão que vai aquecer a casa durante o todo o ano”, sendo a ideia desejar felicidade para o ano novo.

Moldávia
Por influência de amigos, Oleg Boghenco vive na Parede há 15 anos. É licenciado em física, pela Universidade Estatal da Moldávia, onde foi cientista e professor. Atualmente é presidente do Centro Cultural Moldavo, a mais antiga associação de moldavos em Portugal, que se situa em Cascais. O dia 24 está reservado para os preparativos do dia de Natal. A árvore já está enfeitada pelas crianças da família e assim fica até à terceira semana de janeiro. “Na noite da consoada vamos com a família à missa na Paróquia de S. João o Russo, no Estoril. No dia 25 juntamos amigos e familiares para um grande almoço de Natal com gastronomia moldava, portuguesa, grega, francesa, alemã e inglesa, onde cada pessoa traz a gastronomia mais famosa do seu país de origem”, adianta Oleg Boghenco, que tem sobre a mesa o tradicional “Anho Assado”. Na Moldávia, o Natal é Ortodoxo e celebra-se a 7 de janeiro, de acordo com o calendário juliano. Em Cascais, a família de Oleg celebra o Natal no dia 25 de dezembro e a 7 de janeiro, sempre com gastronomia portuguesa e moldava. Para Cascais trouxe “Colinde”, as janeiras moldavas, semelhantes às portuguesas, que cantam a 1 de janeiro.

África do Sul
Manuela Lamers está em Cascais há sete anos. Os pais já cá viviam e “o clima e o estilo de vida é muito semelhante ao nosso na África do Sul”, diz Manuela Lamers, que é casada com um alemão. Habituada a um Natal quente e na praia, por ser verão nesta altura do ano no seu país de origem, em Cascais conforta-se à lareira. “Montamos o presépio com o estábulo em madeira que trouxemos da África do Sul e a coroa do Advento. Uma pirâmide alemã do Natal também se juntou às nossas decorações natalícias. No menu, o polvo é servido, juntamente com bacalhau, pato e camarão grelhado”. Em matéria de doces, “ninguém sabe fazer doces como os Portugueses.

Não vive no concelho, mas já pisou o palco do Dramático de Cascais, para um concerto em 1993. Bob Dylan, Prémio Nobel da Literatura 2016, disse numa entrevista a uma revista norte-americana, que: “Um bom almoço de Natal tem peru assado com puré de batatas e molho, couve e todos os acompanhamentos tradicionais”. 

Para ler também no C de dezembro.

Boas Festas! 

Leia

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0