Ministro da Administração Interna destaca Cascais no combate aos incêndios

No âmbito das Comemorações do Dia Municipal do Bombeiro 2018, Eduardo Cabrita elogiou “O esforço feito pela Câmara de Cascais e pelas entidades locais de proteção civil."
Cascais celebrou este domingo, dia 21 de outubro, o Dia Municipal do Bombeiro. A cerimónia decorreu na Baía de Cascais e contou com a presença do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, do Vice-Presidente do Conselho Executivo da liga dos Bombeiros Portugueses, Comandante José Morais e ainda das cinco corporações de bombeiros voluntários do concelho de Cascais.

No âmbito das celebrações, Eduardo Cabrita, Ministro da Administração Interna, destacou a forma como Cascais respondeu ao combate ao incêndio que deflagrou no Parque Natural Sintra-Cascais no dia 6 de outubro: “O esforço feito pela Câmara de Cascais e pelas entidades locais de proteção civil ao longo do inverno e da primavera foi decisivo, os incêndios de verão previnem-se e evitam-se na primavera.” O Ministro destacou ainda “a forma ordeira como foi possível evacuar preventivamente aldeias em articulação com a segurança social, onde as pessoas recebiam as instruções e ordeiramente se deslocavam para locais que estavam preparados, mesmo relativamente a equipamentos como os dois centros hípicos que foram evacuados, fazê-lo desta forma, tão serena, só é possível porque houve muito trabalho antes.”, sublinhou.

Já Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, enuncia que a comemoração do Dia Municipal do Bombeiro, “É uma boa tradição, que já se faz há muitos anos e passa pelas cinco associações que temos no concelho. Este ano calhou a Cascais, um ano também especial por via do incêndio no Parque Natural Sintra-Cascais”. Carlos Carreiras acrescentou ainda que este, “É um momento em que, de alguma forma, os Cascalenses mostram o seu reconhecimento as estes homens e mulheres, que muitas das vezes metem a própria vida em risco e abandonam as famílias para irem salvaguardar aquilo que é nosso. Então, sente-se que é grande o carinho que a população de Cascais tem em relação aos seus bombeiros e às suas bombeiras.”

Nas comemorações do Dia Municipal do Bombeiro 2018 decorreram também as promoções da Escola Conjunta de Bombeiros, o desfile apeado e motorizado das cinco Corporações de Bombeiros, e ainda a entrega de veículos novos para Bombeiros, adquiridos no âmbito do Orçamento Participativo 2017:
– Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Cascais: Carro de combate a incêndios florestais e carro tanque
– Associação Humanitária de Bombeiros dos Estoris: Ambulância de socorro e Equipamentos de proteção individual
– Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Carcavelos e São Domingos de Rana: Ambulância de socorro
– Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Alcabideche: Ambulância de socorro e Equipamentos de proteção individual
– Associação Humanitária Bombeiros de Parede "Amadeu Duarte": Ambulância de Socorro (OP2016)

F.M.C.