Está aqui

Mobi Cascais apresentado em São Domingos de Rana

O novo plano de mobilidade para o concelho, de nome Mobi Cascais, foi apresentado pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Miguel Pinto Luz, na Biblioteca Municipal de São Domingos de Rana. Além do plano global para o município, foi também dado particular destaque ao caso da freguesia.

O Mobi Cascais é um projeto do município de Cascais, que visa a democratização da mobilidade. Além da estratégia a nível das acessibilidades, o plano aborda áreas como o estacionamento rodoviário, as vias públicas, as bicicletas e os transportes públicos, tendo em vista um mobilidade integrada, para todos os munícipes. Mais estacionamento, melhores vias de acesso e melhores transportes públicos são alguns dos objetivos do plano de mobilidade, que também pretende "fazer com que as pessoas gastem menos tempo, seja em relação ao trabalho, ou em qualquer outra situação", afirmou o vice-presidente.

Que viajar no concelho seja mais barato, fácil, transparente e sustentável, são os princípios-motriz do Mobi Cascais. "Não é por acaso que afirmo que a aplicação para smartphones que acompanha o plano é holística e integradora", explicitou Pinto Luz, "porque permite interagir com todos os serviços, seja táxi, comboio, autocarro, Uber, Cabify, Rent-a-Car e até mesmo ambulâncias e transportes especiais."

"A freguesia de São Domingos de Rana teve menos investimentos ao longo dos anos", explicou Rui Rei, presidente da administração da Cascais Próxima, que dirige o Mobi Cascais, lembrando que "apesar disso, nos últimos anos, a Câmara Municipal e o seu presidente tomaram a iniciativa de realizar um grande investimento para a melhoria da mobilidade nesta freguesia." Com base neste princípio, o plano cobre todo o território de São Domingos de Rana. "Não existiam ciclovias em São Domingos de Rana e vão passar a ser 12,5 km. Com a prática de bikesharing, qualquer morador vai poder alugar a sua bicicleta: estudantes, trabalhadores e transeuntes. Um dos pontos centrais será a biblioteca, onde nos encontramos. A partir da próxima semana, teremos já bicicletas disponíveis em três pontos da freguesia, para que se possa testar a solução." Em termos de soluções para autocarros, em meados de janeiro próximo, será aberta uma primeira linha entre a São Domingos de Rana e a estação ferroviária de Carcavelos.

A data de início do Mobi Cascais, compromisso do município, é para o mês de fevereiro de 2017. "A rede terá de estar montada nessa altura, com a aplicação e o cartão em funcionamento", confirmou Pinto Luz.

Sugerimos também

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais