Nau da Carreira da Índia descoberta no fundo do mar de Cascais

Equipa de arqueólogo da autarquia descobre Nau da Carreira da India naufragada ao largo do mar de Cascais, durante uma dos mergulhos da campanha de 2018 do Projeto Municipal da Carta Arqueológica Subaquática de Cascais.

Um raro momento de desassoreamento, a 12 metros de profundidade, à entrada da Barra, permitiu que a equipa de arqueólogos subaquáticos da Câmara Municipal de Cascais se cruzasse com aquela que é uma das mais importantes descobertas do projeto Municipal da Carta Arqueológica Subaquática de Cascais, em curso desde 2009: Uma Nau da carreira da Índia num intervalo temporal que aponta para finais do século XVI e princípios do século XVII. O seu bom estado de conservação e o excelente trabalho dos nossos arqueólogos, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e do Centro de Investigação da Escola Naval poderá vir a precisar melhor as datas de vida deste achado.

A descoberta, que contou com o apoio logístico do Porto de Recreio de Oeiras, confirmou a existência de vestígios de um navio português da Carreira da Índia dos finais do século XVI ou início do século XVII. Os trabalhos preliminares realizados através do registo fotogramétrico e do levantamento com recurso a geofísica permitiram obter uma primeira radiografia dos vestígios e da sua dispersão, que abrange uma área estimada em 100 metros de comprimento por 50 metros de largura. Foram ainda registadas peças de artilharia em bronze com o escudo nacional ou esfera armilar, fragmentos de pratos da época Wanli (1573-1619), especiarias como a pimenta, cauris utilizados no tráfico de escravos e zonas de casco semelhantes aos encontrados em S. Julião da Barra nos vestígios da Nau Nossa Senhora dos Mártires (1606), mas com maior expressão estrutural.