No Dia Internacional do Voluntariado conheça os voluntários mais recentes de Cascais

Para assinalar a data, fomos conhecer os Voluntários mais recentes de Cascais. Veja aqui o que andam a fazer.
Os programas Natura Observa e Cultura no Bairro já são bastante conhecidos entre os jovens de Cascais, mas este ano foram alargados ao jovens há mais tempo. Estamos a falar dos Programas de Voluntariado Sénior que já estão a acolher cidadãos de Cascais em várias estruturas.

O Bairro dos Museus acolheu seis voluntários no início desta semana e foi com muita alegria que três participantes do projeto Cultura no Bairro nos acolheram na Casa Sommer onde têm a tarefa de tratar do arquivo e da inserção de dados em plataformas digitais.

Vitor Fernandes é um dos voluntários aqui presentes e decidiu inscrever-se porque “queria fazer alguma coisa útil pelo concelho" e, como tinha poucas coisas para se entreter, decidiu abraçar este projeto. "Acho que foi ótimo alargarem estes programas aos mais velhos, porque quando uma pessoa pára de trabalhar fica sem saber o que fazer. Portanto é muito bom ter estes programas e devia haver muitos assim”.

Ao seu lado tem Carlos Valadas que já estava inscrito em vários programas na Câmara e resolveu "abraçar este programa porque faz bem. A pessoa levanta-se cedo e faz alguma coisa de útil.
Nós, no fundo, não somos velhos, ainda estamos dentro da garantia para fazer alguma coisa", afirma.

Também na Casa Sommer pudemos conhecer Eunice Morgado que está a trabalhar como “arquivista”. Conta-nos que está a fazer introdução de dados e confessa: “entrei na reforma agora mesmo, e pensei: Não vou ficar em casa porque senão a cabeça pára completamente, portanto resolvi vir trabalhar pelo menos da parte da manhã e no concelho. Vivi aqui a vida toda e para mim era muito importante”. Eunice acrescentou ainda que esta “foi uma ideia muito interessante e que devia ser ainda mais alargada”.

Já no Museu Condes Castro Guimarães conhecemos Alexandre Ripoll Gomes que nos falou um pouco sobre a sua experiência: “Estou a gostar bastante. Gosto do ambiente, das pessoas e do desafio. Quando surgiu na Câmara de Cascais o programa de Voluntariado Sénior interessei-me logo porque como era só metade do dia era uma boa opção para me ocupar”.

Na Casa de Santa Maria encontrámos Angelina Santos que também está a trabalhar como voluntária neste espaço com a função de acolhedora e dinamizadora. “Vim em busca de poder fazer alguma coisa que não fosse estar só em casa, sempre gostei de me relacionar com pessoas e assim o meu tempo livre é dedicado a algo útil”.

Fernanda Costa, responsável do Museu do Mar, do Marégrafo e do Forte de São Jorge dos Oitavos explica a mais-valia de poder contar com estes novos voluntários: “Acolhemos este novo programa porque é bom para eles e bom para nós. É muito bom, até pela experiência que têm e que nos trazem”.

Ana Adelaide Frazão é a voluntária que foi acolhida pelo Museu do Mar e confessa-nos que se inscreveu nestes programas porque queria “fazer alguma coisa que não fosse estar só em casa de forma a poder fazer alguma coisa e ajudar a comunidade”.

Pedro Bello inscreveu-se no Programa de Voluntariado Sénior e adianta que foi para o 'Natura Observa' porque “gosta do cheiro e depois é calmo". O voluntário adianta que pode treinar algumas línguas porque aparecem muitos grupos de estrangeiros. "É uma maneira de ter as manhãs um pouco mais ocupadas e mais produtivas. As minhas funções são ajudar na caixa e espero vir a ter formação para andar aí pelo campo”.