NOVA SBE: Um sonho realizado em Carcavelos

Novo campus da NOVA SBE inaugurado em Carcavelos a 29 de setembro

O novo campus da NOVA SBE, uma das Universidades portuguesas mais bem conceituadas a nível internacional, é inaugurado em Carcavelos no próximo dia 29 de setembro.

O projeto é inovador e criativo, características que são cada vez mais linhas orientadoras de uma Universidade que pretende possuir o mais inovador método de ensino na Europa.

“Faz cinco anos que chegámos a Cascais, que falámos com a Câmara, e que fomos tão bem acolhidos neste Concelho e faz dois anos que começámos a obra depois de mil e um problemas de não termos dinheiro inicialmente, não termos terreno, não termos projeto”, recordou o vice-presidente da NOVA SBE.

Para Pedro Santa Clara “não há muitos sítios do mundo em que este projeto fosse possível”, acrescentando que “os últimos cinco anos foram de muito trabalho, onde se reuniu o apoio de 40 empresas e mais de 1220 pessoas que individualmente doaram 50 milhões de euros para o projeto, se constituiu uma fundação que desenvolveu o campus e, no fundo, se juntou uma quantidade incrível de boas vontades para fazer isto acontecer.”

O professor e responsável pela angariação de fundos para a construção deste campus sublinha que “Portugal é um país extraordinário em que as pessoas têm boa vontade e são generosas”. Segundo o vice-presidente, “esta é uma escola simpática, amável, em que a relação dos volumes, a relação com o exterior, a luz e som estão muito bem resolvidos”, o que se reflete na satisfação do staff, alunos e professores.

“Eu acho que aqui as pessoas se sentem mais em casa do que noutros sítios em que há alguma xenofobia, em que há alguma dificuldade de relacionamento, as pessoas aqui sentem-se bem. Há qualquer coisa de alegre no ar”, rematou Pedro Santa Clara.

Por seu lado, o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, manifestou um “enorme orgulho por aquilo que foi pensado, que foi imaginado, e hoje está concretizado.”

“Foi preciso ultrapassar muitos obstáculos, mas nenhum foi suficientemente grande para travar a nossa determinação pois estávamos conscientes de estarmos a realizar algo com um impacto transformador e muito positivo, para atuais e futuras gerações”, refletiu Carlos Carreiras.

O autarca revelou sentir “alguma emoção por ver que todo esse sonho, tudo aquilo que foi imaginado, hoje se materializou”. De acordo com o Presidente da Câmara, o novo campus da NOVA SBE será uma “nova centralidade” no Concelho de Cascais, com impacto em toda a área metropolitana de Lisboa e no país.

“Este é o momento de celebrarmos, de festejarmos. Todos os problemas, todas as adversidades, todos os obstáculos, são de facto muito pequenos perante a grandeza do que está aqui”, concluiu, com ânimo, o autarca.

Da parte dos alunos que já se encontram a estudar neste novo campus, a reação também tem sido muito positiva e de grandes entusiamos. Para Maria Lopes, aluna do Mestrado de Gestão na NOVA SBE, “este vai ser um ótimo sítio para aprender, para conhecer pessoas novas e para potencializar ao máximo tudo aquilo que se vai aprender neste novo ano”. A modernidade do espaço foi destacada, pela estudante, como um grande incentivo à criatividade e à inovação dos alunos.

Junto ao mar da Praia de Carcavelos, com túnel sob a marginal a ligar as áreas diretamente, o novo campus irá ocupar cerca de 90.000 m2. Contam-se 55 salas de aula, 26 anfiteatros, salas de estudo abertas 24h e até um ginásio e um food court. M.D.A.