Novas unidades de saúde e médicos de família para todos os munícipes em Cascais

Até 2020 vão nascer, em Cascais, duas novas unidades de saúde: o Polo de Saúde de Carcavelos, que englobará vários serviços, e o Centro de Saúde de Cascais. A Câmara de Cascais avança com a obra, num investimento de seis milhões de euros, que prevê a requalificação de outras unidades de saúde no concelho, como a de São Domingos de Rana.

A modernização nos cuidados primários de saúde no município ficou estabelecida num protocolo, assinado a 22 de agosto, entre a Câmara de Cascais e o Ministério da Saúde através da Administração Regional de Saúde e Vale do Tejo.

“A autarquia vai construir estes centros de saúde. A ARSLVT vai fazer o programa funcional, depois a Câmara fica com o papel dos projetos e da construção e a ARSLVT – Ministério da Saúde vai equipá-los e colocar os recursos materiais e humanos necessários para o seu bom funcionamento”, garantiu Rosa Valente de Matos, presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), durante a sessão que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde ficou ainda definido que até 2020 todos os cidadãos de Cascais terão médico de família.

“É mais uma colaboração virtuosa entre Câmara e o Governo, já o tínhamos feito com o Ministério da Administração Interna, em relação à Esquadra de Divisão da PSP, para a requalificação do edifício”, realçou o presidente da Câmara de Cascais.

Na cerimónia de assinatura do protocolo, Carlos Carreiras lançou o desafio ao ministro da Educação para, em conjunto com a autarquia, requalificar o parque escolar do concelho. “Iremos propor ao Ministério da Educação resolver as questões que faltam a nível de equipamentos no concelho, agora que concluímos a Carta Educativa e a Carta Estratégica de Educação para Cascais”, referiu o presidente da Câmara de Cascais, salientando que “não faz sentido, por exemplo, manter-se provisória as instalações da Escola Secundária de Cascais [Polivalente] há 40 anos. Portanto, a Câmara vai apresentar ao Ministério da Educação a mesma disponibilidade que apresentou ao Ministério da Saúde, ou seja, de nós construirmos as escolas”, referiu Carlos Carreiras.

Na área da saúde, “nós prevemos avançar com seis milhões de euros, a que se soma o investimento que o Governo vai fazer no equipamento e na colocação de técnicos. No caso da Educação, o investimento será entre os 10 e os 12 milhões de euros”, conclui o presidente da Câmara de Cascais.