O futuro da democracia está a ser discutido na NOVA SBE

Já começou a Smart Citizenship Academy, a iniciativa onde ao longo de 4 dias vão ser abordados temas relacionados com a democracia, orçamentos participativos e ainda modelos colaborativos entre o estado e a sociedade.
Entre os dias 10 e 13 de outubro, a Universidade Nova SBE acolhe 14 peritos e 60 participantes, de 21 nacionalidades diferentes, que discutem, através de grupos de trabalho, workshops e palestras, o futuro da democracia e dos orçamentos participativos e ainda, modelos de colaboração entre o estado e a sociedade.

Na sessão de abertura estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, o presidente da Fundação Alfredo de Sousa qe construiu a Nova SBE, Pedro Santa Clara, o coordenador da Academia de Cidadania Inteligente, Nelson Dias e a vereadora da Câmara Municipal de Cascais, Joana Balsemão.

Para a vereadora, estas iniciativas são muito importantes porque permitem a partilha de ideias e conhecimentos entre nacionalidades diferentes: “Há aqui 60 participantes com muita energia, muita experiência e com vontade de partilhar e de pensar no futuro, pelo que sei que o ponto de chegada destes quatro dias de trabalho intenso vai ser muito produtivo e interessante. Vamos conseguir pistas fascinantes sobre como vamos reduzir o fosso entre eleitos e eleitores, sobre como vamos regenerar a confiança e de certa maneira, como é que vamos reinventar a democracia como a conhecemos.”

A Academia de Cidadania Inteligente está a decorrer em Cascais e Ruan Pablo, presidente da GIFT (Global Initiative for Fiscal Transparency), explica a razão pela qual a autarquia é considerada um exemplo para o resto do mundo:“Viemos conhecer a experiência de Cascais, há outras experiências de orçamento participativo no mundo. Começou no Brasil há muito tempo, mas chama-nos à atenção a forma como Cascais combina o tema da confiança e os aspetos tecnológicos, pelo que é uma experiência, que durante 3 dias, vamos discutir e aprender com ela.”

Anna Sukhova trabalha no Banco Mundial e está a participar na Smart Citizenship Academy: “É muito importante desenvolver a democracia e instrumentos democráticos em todos os países e continentes para ajudar as pessoas e para conseguir dar-lhes voz.”
Ao contrário do habitual neste tipo de iniciativas, os participantes não estão reunidos num auditório mas sim em grupos dispersos em várias mesas quadradas para facilitar a troca de ideias e o trabalho de grupo. Os objetivos desta iniciativa são encontrar respostas para as seguintes questões:
       - Como medir a qualidade dos Orçamentos Participativos? A construção de um referencial de indicadores.
       - Como explicar a democracia participativa aos mais jovens? A construção de um guião para um vídeo educativo.

O futuro da democracia, democracia participativa, orçamentos participativos no mundo; propósitos, modelos e desafios de orçamentos participativos, modelos colaborativos entre o estado e a sociedade são os temas principais desta edição de outono da Smart Citizenship Academy, na Nova SBE.
F.M.C.