O que sabe sobre os Bens Culturais de Cascais?

Conhecer a história dos objetos que marcaram o nosso passado é conhecer melhor a nossa própria história. Um desafio aceite pela Câmara Municipal de Cascais no âmbito das comemorações do Ano Europeu do Património Cultural e disponibiliza, a partir de agora, ao público a plataforma “Bens Culturais de Cascais”.

ACESSO PLATAFORMA BENS CULTURAIS

Basta um clique para descobrir mais sobre bens culturais materiais e imateriais do concelho. Entre estes estão os pés colossais em calcário existentes no Parque Marechal que simulam um fragmento de uma estátua com cerca de 11 metros de altura. Mas há muito para descobrir.

Intitulada “Bens Culturais de Cascais”, esta nova plataforma de pesquisa online está disponível ao público 365 dias por ano, garantindo acesso a informação detalhada sobre as Coleções Arqueológicas, Etnológicas, Museológicas e de História Natural do Município, assim como ao Património Imóvel e Imaterial de Cascais.

Atualmente com mais de 8.000 fichas informativas que indicam origem e enquadramento dos objetos, mas em constante atualização, a plataforma “Bens Culturais de Cascais” tem ainda muito trabalho pela frente para publicar informações sobre os com 60.000 registos existentes.

Como pesquisar?

Curioso ou académico, o utilizador pode pesquisar por unidade museológica, coleções temáticas (arqueológica, etnológica e de história natural) ou por outras áreas do património cultural, como o imóvel ou o imaterial. Dentro de cada uma das temáticas existe ainda a possibilidade de elaborar pesquisas mais direcionadas, através da exploração de subtemas ou de uma pesquisa avançada nos diversos campos de informação disponíveis.

Interatividade e interoperabilidade

Numa era interativa da comunicação, a plataforma Bens Culturais de Cascais convida os utilizadores a dar os seus contributos para o enriquecimento da informação sobre o acervo. Para o efeito em cada ficha há um link para envio de mensagens por correio eletrónico.

Para um futuro próximo está em desenvolvimento uma original interoperabilidade desta plataforma com vários sistemas de gestão patrimonial, como o GeoCascais (SIG) de modo a permitir visualizar a distribuição espacial dos bens e a sua dispersão no território do concelho.

Mas há mais, como garante João Miguel Henriques, chefe de Divisão de Arquivos Bibliotecas e Arquivo Histórico Municipal: “Deixa também em aberto a futura articulação com outras plataformas digitais, cujos conteúdos possam complementar a informação disponibilizada, nomeadamente dos arquivos e das bibliotecas municipais”.

ACESSO PLATAFORMA BENS CULTURAIS