O verão no Bairro dos Museus de Cascais! É de vir e ficar!

O verão está mais ou menos atípico? No Bairro dos Museus de Cascais não poderia estar a correr melhor. As portas estão abertas com uma variedade de propostas culturais ao gosto de todos os visitantes, nacionais e estrangeiros. Para famílias, crianças, “jovens há mais tempo”, grupos de amigos ou simplesmente sozinho ou sozinha há razões para visitar os cerca de 20 equipamentos do Bairro dos Museus, deixar-se ficar… e voltar depois.

Senão veja:

Na Casa das Histórias Paula Rego, a artista apresenta-nos a sua versão, como narradora e personagem, dos “Contos Tradicionais e Contos de Fadas”, de autores como os Irmãos Grimm e Hans Christian Andersen. Para ver trabalhos inéditos de Paula Rego entre uma centena de obras de desenho, pintura e gravura. Ainda por aqui … Era uma vez uma menina que usava capuchinho vermelho e …. que saudades dos contos da infância. Traga os mais pequenos (+3 anos) e parta à aventura pelo bosque (Jardim da Casa das Histórias Paula Rego) com cesta de verga e toalha de piquenique no braço. O final da história só o vai encontrar lá dentro em plena exposição. O Kit é livre, levante-o na receção e … divirta-se em família! E o Pinóquio também vai cá estar, a 25 de agosto, no Ciclo de Cinema da Disney. As iniciativas são, claro, do Serviço Cultural e Educativo do Bairro dos Museus, que está a trabalhar para as famílias neste verão.

Victor Belém doou parte do seu espólio a Cascais. Pintura, vídeo, instalação e fotoficções (fotografias encenadas) provam que “Pintar é uma maneira de pensar”. As obras enchem dois pisos do Centro Cultural de Cascais.

Ainda pelo Centro Cultural de Cascais não perca a exposição “TERRA”, de vitor pi, que criou, literalmente, a partir da terra. Curioso? Ora veja aqui.

O ciclo oitoxoito continua até ao final do ano. No mês de agosto, altura para ver “Plasticidade: Do Território à Ecologia”, de Tatiana Silva, artista emergente formada em arquitetura e desenho que traz a Centro Cultural de Cascais “a relação entre o caminhar e o criar” em espaços rurais, em caminhos até à praia ou em ambientes citadino. Até 26 de agosto.

Sabia que em 2018 se assinala o centenário do regicídio na Rússia? Está tudo explicado na exposição “Viragem de Época”, no Museu Condes de Castro Guimarães, equipamento emblemático de Cascais, integrado no Parque Marechal Carmona. A mostra retrata a vida dos últimos Romanov e do imperador Nicolau II.

Não vá ainda embora porque mesmo ao lado, na Casa Duarte Pinto Coelho, estão Paramentos Litúrgicos Católicos Romanos, que se apresentam pela primeira vez ao público. As peças esplendorosas, que atravessam vários séculos, épocas e momentos litúrgicos da igreja católica, integram uma coleção desconhecida do decorador Duarte Pinto Coelho.

Gosta mais de praia? Como um livro é sempre um bom companheiro para estar na areia, a Biblioteca Móvel está à sua espera de quarta a domingo. Tome nota dos horários e das praias do concelho que recebem a visita da biblioteca. Não tem de devolver o livro de imediato, pode levá-lo para casa durante sete dias.

E se é neste verão que arrisca em novas formações e explora novos talentos, o Bairro dos Museus tem soluções. Teatro, dança, televisão ou cinema? Escolha e avance. Há cursos até final de setembro e as inscrições estão abertas para os Cursos de Verão – Artes Performativas, com curadoria da atriz Suzana Borges.

Já instalou a app Agenda Cascais? Está disponível na App Store e no Google Play. Estão lá estas e outras sugestões.

Tanto para ver e viver no Bairro dos Museus de Cascais, com uma programação pensada para si, com o rigor da Câmara Municipal de Cascais e da Fundação D. Luís I.

Venha! Fique por cá! Seja bem-vindo e, se for caso disso, BOAS FÉRIAS!