OP Cascais – Painéis solares e nova cobertura no quartel dos Bombeiros da Parede

Quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros da Parede com painéis solares e nova cobertura sem amianto nas instalações

No âmbito do Orçamento Participativo 2015, o quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros da Parede dispõe agora de painéis solares e de uma nova cobertura sem amianto nas suas instalações.

A obra, que custou 251 mil euros, implicou a instalação de 64 painéis solares e fotovoltaicos para aquecimento da água da piscina frequentada por mais de 500 utentes mensalmente.

De acordo com o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros da Parede, Manuel João Almeida, devido à instalação dos painéis já se está a verificar uma acentuada redução na fatura de eletricidade.

Presente na ocasião, o Presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, destacou os méritos da democracia participativa e o sucesso do Orçamento Participativo de Cascais no seu conjunto, para além de se congratular por esta obra ter ficado concluída três meses antes da data prevista e de o seu custo ter sido inferior ao antecipado.

O vereador Nuno Piteira Lopes sublinhou a importância desta “pequena obra”, sublinhando que “embora não seja visível do exterior é muito importante para os Bombeiros da Parede, porque reduz a sua fatura energético, a pegada ecológica e melhora o ambiente, com a remoção do amianto das instalações.

Piteira Lopes destacou também o facto de a obra ter ficado concluída três meses antes do prazo e, em consequência, o custo ter ficado abaixo do orçamentado.