OP Jovem Cascais recebe prémio de Melhor Prática de Cidadania em Portugal

Deu trabalho e exigiu muita dedicação, mas valeu a pena: o OP Jovem Cascais acaba de receber o Prémio de Boas Práticas de Participação 2017. A entrega decorreu no âmbito do II Fórum Regional da RAP-Rede de Autarquias Portuguesas, dia 27 de abril, na Câmara Municipal de Lisboa.

Chegaram à Sala do Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa com o intuito de assistir a mais uma etapa do processo de participação e cidadania, neste caso um fórum de discussão promovido pela Rede de Autarquias Portuguesas.

Mal sabiam a surpresa que lhes fora reservada pelo público que, ao registar 273 votos no OP Jovem Cascais, transformou este projeto na melhor prática de democracia participativa a nível nacional.

“Este prémio é de todas as escolas!”, afirmou Beatriz Rego, aluna da Escola Básica e Secundária Matilde Rosa Araújo, reconhecendo que “de alguma forma todos participaram”, ou seja, pertencendo às turmas OP Jovem, participando nas sessões de participação ou votando, todos tiveram um papel.

“Ao ouvir o anúncio do resultado senti euforia e, principalmente, felicidade, porque deu bastante trabalho participar no OP Jovem e houve muita dedicação. Mas conseguimos!”, acrescentou! Gustavo Casteleiro, dos Salesianos de Manique, adianta que “este prémio é uma coisa que nos incentiva, para a nossa aprendizagem e não só. Isto demonstra o trabalho que nós tivemos e é uma coisa boa e devemos aproveitá-la!”

Afirmando que “é muito importante que a nível nacional este prémio tenha vindo para os jovens de Cascais”, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, mostrou-se muito satisfeito: “Estão de parabéns todos os jovens que participaram e que têm já este espírito de cidadania, como a comunidade de Cascais. São eles, de facto, a mola que poderá tornar este concelho mais participativo, mais colaborativo, mais cidadão!”