OP Jovem | Nova zona de lazer na escola Ibn Mucana

Em festa com direito a hino da escola. Assim foi a manhã de 6 de dezembro na Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, marcada pelo hastear da Bandeira de Eco-Agrupamento e pela inauguração da nova zona de lazer pensada e decidida pelos alunos no âmbito do Orçamento Participativo Jovem 2016/2017.
“Espero que à minha frente estejam eco-alunos, defensores do ambiente”, referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, dirigindo-se à comunidade escolar, na sua maioria composta por alunos do 5.º ao 9.º ano. “Defender o ambiente não é só nas palavras e vocês mostraram isso mesmo, concretizando projetos que vos trouxeram esta bandeira. É esse o caminho”, concretizou o autarca. E há vantagens em agir dessa forma, pois, como acrescentou Carlos Carreiras, “podem ter um mundo melhor, não só vocês, mas toda a gente”.

Ao longo do ano, os alunos da escola preocuparam-se em desenvolver ações em prol do ambiente, desde logo com a reciclagem de materiais que, no Agrupamento de Escolas Ibn Mucana assume especial destaque fruto do empenho da Associação de Pais. Os alunos sentem-se assim ainda mais mobilizados a participar, porque vêm que de um simples gesto como reciclar tampas ou garrafas de água, podem ser geradas verbas para apoiar alunos e famílias em maior dificuldade. Além disso, o ambiente fica a ganhar, pois evita-se que o plástico vá parar, por exemplo, ao oceano.