Orçamento Participativo melhora escola em Outeiro de Polima

A Escola Básica e Jardim de Infância Abóboda 2 encontrava-se degradada há vários anos. Com a participação no Orçamento Participativo de Cascais, a comunidade educativa conseguiu agora inaugurar uma nova sala de aula e requalificar todo o espaço interior do edifício.

Cláudia Mocito, professora-coordenadora da EB1 e JI Abóboda 2, foi a proponente desta requalificação: "A proposta consistiu, no início, apenas no arranjo de uma sala de aula. Depois, verificou-se que poderia juntar-se o resto do edifício. O Orçamento Participativo foi um processo rápido."

A nova sala veio resolver problemas como um elevado grau de insalubridade: "Em vez de uma sala de aula, usávamos um contentor. Cheirava mal, o quadro interativo estava constantemente avariado, chovia copiosamente... não havia condições para as crianças estarem lá dentro. A sala chegou mesmo a ter formigas. As invasões eram constantes e não as dominávamos."

Frederico Pinho de Almeida, Vereador da Educação da Câmara Municipal de Cascais, deu os parabéns a todos os envolvidos: "Na área da Educação, a comunidade, como os pais e os professores, tem-se mobilizado no melhor dos sentidos no próprio Orçamento Participativo - o que, aliás, é o objetivo. A professora, a agrupamento de escolas Frei Gonçalo de Azevedo, a coordenação e direção da escola e os encarregados de educação, estão de parabéns por se terem mobilizado, elaborando e votando o projeto ao espaço ser, agora, inaugurado."

O vereador lembrou o forte investimento que a Câmara tem feito na Educação, em particular em São Domingos de Rana: "Investimos 2,3 milhões de euros desde janeiro deste ano, não só na inaguração, mas também em obras nas várias escolas da freguesia. Queremos que todas tenham as mesmas condições, de forma a que os alunos tenham igualdade de condições, independentemente do local onde vivem. Temos feito um investimento fortíssimo, seja nas competências da Câmara Municipal de Cascais, seja nas do Estado Central, que se tem demitido das obrigações. Queremos tornar o Parque Escolar um dos melhores em Portugal - já é uma referência no nosso país, mas nunca estamos satisfeitos."