Orquestra Jorge Costa Pinto apresenta tributo a Benny Goodman & Glenn Miller

No Centro Cultural de Cascais, às 21h30, decorre dia 28 de fevereiro, o último concerto do ciclo “Tributo às Big Bands de Jazz” pela Orquestra Jorge Costa Pinto com a participação da cantora Maria Viana. Promovido pela Câmara Municipal de Cascais, o concerto vai evocar Benny Goodman e Glenn Miller e tem entrada gratuita, limitada à lotação da sala.

Neste concerto serão evocados Benny Goodman e Glenn Miller, clarinetista e trombonista pioneiros na apresentação de grandes orquestras de jazz (big band) que, entre os anos 30 e 40 do passado século, criaram música que subsiste até ao presente.

Do reportório do concerto fazem parte as seguintes peças: Stompin' at the savoy; Dancing in the dark; Ballad for benny; Don't be that way; Honeysuckle rose (8teto); After you've gone; Stella by starlight; Oh! lady be good; Tuxedo junction; Over the rainbow; In the mood; Moonlight serenade; A string of pearls; Perfídia; Pennsylvania 6.5000; Lover.

A cantora Maria Viana dará voz aos temas Oh! Lady Be Good e Perfídia.

Promovido pela Câmara Municipal de Cascais, o concerto tem entrada gratuita, limitada à lotação da sala. Os bilhetes podem ser levantados no local a partir das 20h30.

Sobre o Maestro Jorge Costa Pinto | Foi um dos pioneiros na fundação do Hot Club de Portugal. Cursou piano e composição na Academia Amadores de Música, tendo como professores, entre outros, Fernando Lopes Graça, Francine Benoit, Jorge Peixinho e Louis Sager e estudou Jazz nos Estados Unidos, no Berklee College of Music. Antes de se dedicar à direcção de orquestra, Jorge Costa Pinto atuou como músico profissional ao lado de nomes como Hazel Scott, Frederich Gulda, Marshall Brown, George Wein, entre muitos outros. Como maestro, dirigiu em Portugal, Espanha, França, Luxemburgo, Jugoslávia, Grécia, Irlanda, Brasil, Venezuela, Argentina, África do Sul, um pouco por todo o mundo. Para além da atividade de músico profissional e maestro, a sua carreira passou ainda pela rádio, pela televisão e pelo ensino, tendo lecionado no Conservatório Nacional de Lisboa e em outras instituições, atividade que mantém até hoje. A Câmara Municipal de Cascais atribuiu-lhe, em 2008, a Medalha de Mérito Cultural.