Património gastronómico de Cascais reunido em livro

“Receitas de Reis e Pescadores” apresenta-se como uma viagem pelo património gastronómico do concelho de Cascais. Das sopas às sobremesas, destacando os pratos de peixe e de carne, trata-se de uma investigação em documentos históricos, como o Foral de Cascais (1514); livros de gastronomia contendo receitas referenciadas como sendo de Cascais e recolha de testemunhos dos habitantes deste concelho.

Com autoria de Raquel Moreira e Cláudia Silva Mataloto, professora e aluna da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), respetivamente, o livro reflete “uma componente histórica, etnográfica, cultural dessas receitas de modo a situar o que é a comida das pessoas, dentro de um contexto de evolução do território de Cascais”, explica Raquel Moreira. “Fomos ouvir as populações do concelho, do interior ao litoral, dos mais velhos aos mais novos, pesquisámos e envolvemos a escola e a Câmara com a comunidade, o que se traduziu num trabalho verdadeiramente interessante e estimulante”

“Enquanto aluna da ESHTE apercebi-me que havia pouca informação sobre aquilo que é o Património Gastronómico de Cascais. Nasceu a ideia deste livro, desafiei a professora Raquel para o projeto e foi, desde logo, acolhido pela Câmara de Cascais”, explica Cláudia Silva Matoloto, responsável pela comunicação interna da autarquia.

“A ideia não era um livro de receitas comercial. Considerámos, assim, que o melhor contacto para este trabalho seria através das associações centenárias do concelho e com aquelas que tivessem mais atividade em festas e convívios, onde estão presentes as receitas”, prossegue Cláudia Silva Mataloto. A Divisão de Cidadania e Participação (DCIP) da Câmara de Cascais foi o ponto de partida para os contactos com as associações do concelho. “Foi uma surpresa para nós. Havia muita informação, mas estava dispersa”, avançam as autoras do livro.

As receitas são acompanhadas por descrições de factos verídicos, que envolveram figuras históricas como a Rainha D. Amélia, o Rei D. Carlos ou Luís de Camões. Escreveu Camões: “Cinco galinhas e meia/deve o Senhor de Cascais/e a meia vinha cheia/ de apetite para as mais”, numa referência ao 4º Conde de Monsanto, que prometeu ao poeta seis galinhas em troca de um poema, dando-lhe apenas meia galinha.

Às receitas apreciadas por algumas figuras da nossa história junta-se a inovação com produtos dos nossos dias. Os pratos foram confecionados por chefs e alunos da ESHTE com ingredientes da região, como o Figo da Índia, comum na paisagem do concelho, o funcho marítimo, que nasce espontaneamente na orla costeira ou como a amora silvestre, que cresce na zona da serra.

Durante o trabalho de investigação “encontrámos influências de comunidades de muitas regiões do país, entre as quais da Figueira da Foz, Algarve, Alentejo e da Beira. Todas essas influências constituem a gastronomia de Cascais”, refere Raquel Moreira, numa referência a pessoas que vieram para o concelho por volta dos anos 30 do século XX.

Em algumas receitas foi incluído o Vinho de Carcavelos, em substituição de outros vinhos, e a manteiga foi trocada pelo azeite. “Receitas de Reis e Pescadores” exibe pratos de caça, do mar e das hortas.

“Com este livro estamos a transmitir, a valorizar e a ativar a memória e o património de Cascais”, concluem as autoras.

Editada pela Casa das Letras, chancela do Grupo LeYa, a obra resulta de uma colaboração entre a Câmara Municipal de Cascais e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE).

São “Receitas de Reis e Pescadores” que já podem ser adquiridas na Livraria Municipal (Casa Sommer), na Festa do Livro a decorrer no Jardim da Parada, no âmbito do Festival Internacional de Cultura, e a partir de 10 de outubro nas livrarias nacionais. O lançamento realizar-se-á na Casa Sommer, no dia 14 de setembro, às 17h00.