PDM de Cascais é tema de conferência em Lisboa: “A Renovação Urbana e a Proteção da Natureza – Cascais, um concelho à procura de sustentabilidade”

O Plano Diretor Municipal de Cascais, atualmente em processo de revisão, vai ser debatido dia 26 de novembro, às 14h30, na Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL). No âmbito da conferência “A Renovação Urbana e a Proteção da Natureza – Cascais, um concelho à procura de sustentabilidade”, promovida pela Comissão de Proteção da Natureza da SGL, o PDM de Cascais será apresentado como documento estratégico para a promoção da Ecologia Humana.
Contando com a participação de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, a conferência reúne em Lisboa os principais técnicos ligados à revisão do Plano Diretor Municipal de Cascais que irão debruçar-se sobre temas específicos como:

Planeamento e Ordenamento na Intervenção Territorial,
Estrutura Verde Municipal e a Salvaguarda do Património Natural,
Identidade Histórica – Razão porque somos o que somos e
“O Mar e o Território Local”

Iniciando-se às 14h30, a conferência terá lugar na sede da Sociedade de Geografia de Lisboa (Sala Algarve) até às 17h30, incluindo um momento de debate.

Programa | Tema Geral: O PDM de Cascais como documento estratégico para a promoção da Ecologia Humana
Moderador: Arq. Joaquim Elias Gonçalves, Secretário da Comissão de Proteção da Natureza da Sociedade de Geografia de Lisboa (CPN-SGL).
Relator: Professor Doutor Eng.º Miguel de Azevedo Coutinho, V. Secretário da CPN-SGL. Esta apresentação será intercalada com as seguintes intervenções referidas (15 min/cada):
- Planeamento e Ordenamento na Intervenção Territorial, Prof. Dr. Victor Silva, Diretor Departamento Planeamento e Comparticipações da Câmara de Cascais
- Estrutura Verde Municipal e a Salvaguarda do Património Natural, Arq. João Cardoso de Melo, EM Cascais Ambiente.
- Identidade Histórica – Razão porque somos o que somos, Apresentação: Prof. Dr. João Miguel Henriques, Coordenador, Arquivos Municipais.
- O Mar e o Território Local, Apresentação: Bióloga, Dr.ª Mª João Faria, Coordenadora, Área Litoral.

O novo PDM de Cascais é um documento inovador que visa promover os quatro pilares da sustentabilidade: social, ambiental, económica e a boa governação.
Apesar de ser apenas uma proposta, já despertou o interesse de vários observadores e instituições de referência, como é o caso da Sociedade de Geografia de Lisboa.

A Sociedade de Geografia de Lisboa situa-se em Lisboa, na Rua das Portas de Santo Antão.