CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Pegada n' Areia | Lanches saudáveis nas praias até agosto

No primeiro dia de verão, a Câmara Municipal de Cascais, a APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil e a Fruuts foram para a Praia da Conceição para promover hábitos de vida saudáveis. Até agosto venha conhecer os superpoderes da fruta.
Implementado no âmbito do projeto Pegada n' Areia, projeto especial desenvolvido no âmbito do Programa Municipal de Voluntariado jovem “Maré Viva”, o “Lanches Saudáveis na Praia” traz para a areia, durante o verão, uma iniciativa que a APCOI promove junto das escolas ao ano inteiro, tendo já envolvido mais de 289 mil crianças de todo o país em seis anos. 
 
“No verão cometem-se muitos disparates alimentares, como comer muitos gelados e muitas batatas fritas, lanches que não são nada saudáveis”, refere Mário Silva, presidente da APCOI, satisfeito com a parceria que permitiu trazer o “Lanche Escolar Saudável” para junto das crianças fora das aulas. 
Ao mesmo tempo envolvem-se os jovens voluntários do programa Maré Viva que, sendo mais velhos, também aprendem ou recordam e ajudam a levar a mensagens ainda mais longe.
 
O desafio é dar a conhecer aos mais novos - e levá-los a interiorizar - que as frutas e vegetais têm nutrientes que nos garantem mais saúde e qualidade de vida. O que em linguagem infantil equivale a dizer que as frutas e vegetais nos dão superpoderes. Além disso, é sempre bom lembrar que uma alimentação saudável implica o consumo de 3 a 5 peças de fruta por dia.
 
Por exemplo, frutas roxas, como uvas, mirtilos ou beringelas dão-nos super-memória. Já as frutas amarelas dão-nos super resistência. 
 
As frutas e vegetais verdes, são responsáveis pela super força e as frutas e vegetais castanhos, como nozes, amêndoas e cogumelos, dão-nos super velocidade. 
 
Para uma visão de super-herói devemos comer frutas e vegetais de cor laranja e se queremos superproteção a cor ideal será vermelha.
 
João Côrça, nutricionista da APCOI explica que “uma alimentação saudável deve ser variada e como cada fruta de cor diferente tem nutrientes diferentes é mais fácil fazer esta associação”. Importante mesmo é apostar numa educação para a saúde que ajude a prevenir doenças.
 
Com jogos simples, dirigidos a crianças em idade do ensino pré-escolar e básico, os monitores vão estar nas praias do concelho até final de agosto. 
 
 
NOTA: O Pegada n'Areia dinamiza também o "Livro n'Areia",  outra atividade para crianças. Mais informação
 
 
 
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0