Piloto de Camarate homenageado com troço em Tires

Uma nova extensão de 500 metros de estrada em Tires foi inaugurada. A autarquia de Cascais decidiu dar o nome do Comandante Jorge Albuquerque, piloto falecido no acidente de Camarate, a 4 de dezembro de 1980, a esta variante de Tires.

A inauguração da obra, que representou um investimento de cerca de 150 mil euros, contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, familiares e amigos do piloto. Basílio de Castro lembrou que Jorge Albuquerque "era um piloto comercial com feito heróicos, inclusivamente no momento da morte."

Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, justificou o ato de diversas maneiras, começando por lembrar que este "foi um pedido de amigos e familiares do piloto, que era munícipe de Cascais e morador em São Domingos de Rana." E que este "é um esforço que se pede à família, o de recordar péssimas memórias. Mas houve um cidadão que fica na história."

Já o Presidente da República lembrou que Jorge Albuquerque "foi, porventura, um dos mais mal tratados num certo período do debate acerca de Camarate. Na Assembleia da República, aquilo que se apurou, depois de investigações muito profundas e exaustivas, foi que não se tratara de um mero acidente, mas de um atentado - até porque houve testemunhos que o confirmaram. Nós hoje sabemos aquilo que os que estiveram no processo desde o início sempre souberam: que Albuquerque fez tudo o que era legítimo esperar num momento único e impossível da sua existência. Foi zeloso até ao fim, indo para além dos limites. Isso, não esquecemos, agradecemos e não mais será esquecido."

A nova variante vem estabelecer ligação direta entre a Estrada José Justino Anjos (entre Manique-Trajouce) e a Av. Amália Rodrigues (entre Manique-Tires). Estima-se que venha a permitir poupar cerca de 15 minutos no trajeto entre Tires e Alcoitão ou Alcabideche, e Estoril e vice-versa, constituindo uma importante alternativa à circulação rodoviária nesta zona.