CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

"Pra lá e pra cá" Exposição de Paula Rego

Na Casa das Histórias Paula Rego está patente a exposição “Pra lá e pra cá”, com o mesmo título de um bailado apresentado durante a temporada de 1998–1999 pelo já extinto Ballet Gulbenkian, com figurinos da autoria de Paula Rego.
Sobre a exposição PRA LÁ E PRA CÁ, por Catarina Alfaro
 
A obra de Paula Rego não conhece limitações, não se cinge ao domínio das artes visuais, cruzando-se sempre com outras manifestações artísticas como a literatura, o cinema, o teatro, pois são estes os territórios privilegiados das histórias. Menos comum é assistirmos ao processo inverso, em que o seu multifacetado imaginário ganha forma para além da tela ou do papel, ao servir de ponto de partida para uma composição musical e uma obra coreográfica”. Foi exactamente isso que aconteceu em 1989, quando a compositora inglesa Louisa Lasdun se cruzou com as “Nursery Rhymes” da pintora, então expostas na primeira exposição individual da artista na Galeria Marlborough, em Londres. As gravuras tiveram um tal impacto sobre a compositora que, à medida que as observava, Lasdun foi imaginando não só a composição musical de um bailado, como os todos detalhes do espetáculo: coreografia, cenários, luz, fatos…
 
Foi esse o momento que esteve na origem do bailado Pra lá e pra cá, apresentado na Fundação Calouste Gulbenkian durante a temporada de 1998 –1999 do já extinto Ballet Gulbenkian, com figurinos da autoria de Paula Rego, concepção musical e título original de  Louisa Lasdun e coreografia e cenografia de Stijn Celis .
 
 
Na Casa das Histórias Paula Rego está igualmente patente a exposição "Prémio Paula Rego", um incentivo criado pela pintora para jovens estudantes de belas-artes que constitui uma contribuição para a sua plena revelação no universo artístico contemporâneo. 
 
Sobre o PRÉMIO PAULA REGO - 2ª EDIÇÃO, por Catarina Alfaro
Pelo segundo ano consecutivo, entre outubro e janeiro, a sala 0 abre-se à apresentação da 2ª Edição do Prémio Paula Rego, que visa incentivar os estudantes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, expondo e premiando o seu talento para contar uma história através do desenho. Exibem-se trinta e oito obras de jovens estudantes dessa instituição selecionadas pela artista. O Prémio Paula Rego é fundamentalmente um prémio de aquisição — passando a obra premiada a integrar a coleção privada da artista — e é atribuído em simultâneo com o lançamento do catálogo da exposição das obras selecionadas no dia 23 de novembro. Concurso, exposição e catálogo constituem um vigoroso incentivo aos jovens estudantes de belas-artes e uma contribuição para a sua plena revelação no universo artístico contemporâneo. Esta segunda edição é, tal como a anterior, destinada aos alunos de licenciatura e de mestrado.
 

>>> Voltar à notícia da inauguração

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0