CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Praias nacionais têm nova bandeira de alerta

Esta época balnear há uma nova indicação a ter em conta quando for à praia.
As praias nacionais ganharam mais uma bandeira. Agora, além da verde, amarela e vermelha, há a bandeira listada com as cores amarela e vermelha que indica onde é seguro tomar banho.
Esta época balnear há uma nova indicação a ter em conta quando for à praia: ver onde estão duas bandeiras listadas de cor amarela e vermelha. Será entre essas bandeiras a zona segura para ir água. Os nadadores salvadores colocam essa indicação em zonas onde não há, por exemplo, agueiros. E podem, por exemplo, mudar a localização durante o dia de acordo com as marés.
A indicação faz parte do edital de praia - onde estão explicadas as regras de segurança, o significado das bandeiras, as coimas em que incorre quem não respeite as indicações dos nadadores salvadores, os dispositivos de segurança existentes - e significa "zona recomendável para os banhistas entrarem na água".
Segundo um responsável da Autoridade Marítima Nacional, com esta indicação, os banhistas ficam a conhecer "as zonas mais seguras para tomar banho" e que são "sugeridas pelos nadadores salvadores".
Assim, além de ter atenção à cor da bandeira que indica se se pode tomar banho - vermelha, amarela e verde -, o banhista terá de ter atenção à localização destas "balizas" que mostram as zonas onde pode entrar na água.
O nome exato da sinalização é, segundo o Instituto de Socorros a Náufragos, "zona recomendável para os banhistas entrarem na água" e a localização das duas bandeiras pode ser alterada de acordo, por exemplo, com as marés. AQ 
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0