Prémio IPDAL atribuído a Cascais

A Câmara Municipal foi distinguida com o Prémio IPDAL Vista Alegre. A distinção homenageia as entidades e as personalidades que se distinguiram na promoção da América Latina e no fortalecimento das relações com Portugal, bem como aquelas que manifestaram maior entusiasmo e empenho nas atividades do Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina.

O prémio foi entregue a duas entidades, sendo elas o município de Cascais e a FIE, Fundación Iberoamericana Empresarial. A cerimónia decorreu no Grémio Literário, em Lisboa, com a presença de muitos convidados de renome, entre os quais, a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, Teresa Ribeiro, e o núncio apostólico, Rino Passigato.

O Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina (IPDAL) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que tem como objetivo fortalecer as relações entre Portugal e a América Latina, nomeadamente através da diplomacia económica. As atividades do IPDAL são sobretudo empresariais, prestando apoio especializado na internacionalização das empresas portuguesas: através duma rede de contactos empresariais e oficiais, o IPDAL realiza e acompanha missões de trabalho personalizadas à América Latina, onde identifica parceiros, clientes, fornecedores, distribuidores, bem como contactos institucionais relevantes, de forma individualizada, para cada companhia portuguesa.

​Antes da atribuição do prémio a Cascais, foi distinguida a FIE​. A par do IPDAL, FIE é uma das responsáveis pela realização dos encontros iberoamericanos em Cascais (a segunda edição aconteceu em 2016​). O presidente da instituição, Josep Piqué Camps, relembrou "a boa relação que existe com Cascais nos encontros iberoamericanos, esperando que se mantenha com a realização do próximo encontro, este ano".

​Ao receber o galardão, Carlos Carreiras, presidente da Câmara, agradeceu e admitiu que o prémio "muito nos orgulha e estimula a cooperar com a comunidade. Dá-nos ânimo e força para combatermos em nome da fé em todos os homens, num tempo que observamos ser de populismo - o que não desejamos." Considerando a maior proximidade geográfica entre Cascais e a América Latina, face a outras cidades europeias, Carreiras espera "cada vez mais aproximar os laços com as comunidades americanas, para que a relação cresça organicamente. Comprometemo-nos a alcançar um mundo melhor para a nossa família, arrisco a dizer, afro-latino-iberoabericana."